Saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRAVIDEZ E AMAMENTAÇÃO

Amamentação
Introdução
A amamentação constitui uma das questões mais importantes para a saúde humana, principalmente nos primeiros anos de vida, pois atende às necessidades nutricionais e metabólicas, além de conferir proteção imunológica ao lactente. Recomendações do Ministério da Saúde e da OMS são: Aleitamento materno (AM) exclusivo nos primeiros 6 meses de vida,introdução de alimentação complementar a partir dos 6 meses, não sendo recomendados outros leites como: industrializado, de vaca, soja, cabra, etc. O leite materno deve ser mantido, no mínimo, até os dois anos de vida. Mulheres que amamentam retornam ao seu peso anterior á gravidez muito mais rapidamente e têm menor chance de infecções após o parto. Alguns estudos sugerem que a amamentação diminuia chance de desenvolvimento de câncer de mama, durante a amamentação, o útero tem contrações naturais que são provocadas pela sucção, este movimento diminui o sangramento pós-parto e faz o útero voltar rapidamente ao tamanho e forma normais. O leite materno preenche todas as necessidades do organismo de um bebê até os seis meses de vida, podendo dispensar até mesmo a ingestão de água através doleite, os anticorpos são transmitidos ao bebê, tornando-o resistente a inúmeras doença ele dificilmente provoca reações alérgicas, é mais econômico, pratico e muito mais higiênico. O primeiro leite que o seu corpo produz é o colostro, ele é geralmente grosso, amarelado, rico em proteínas, fácil de digerir e protege o bebê contra infecções, depois de 4 dias , em média , o seu leite muda de colostropara leite maduro , que é geralmente fino e de cor azulada, contém proteína , gordura e açúcar; tudo o que seu bebê precisa para os primeiros seis meses.
Vantagens do aleitamento materno
Para a criança:
Alimento completo do lactente até os 6 meses, menor incidência de doenças diarréicas e quando as adquire estas são de menor gravidade, sofre menos risco de infecções do trato respiratórioinferior, de otite média, de meningite bacteriana, etc. Maior vínculo afetivo e diminuição da probabilidade de maus tratos.
Para a mãe: Favorece a involução uterina, a perda de peso e diminui a hemorragia pós-parto.
Diminui risco de câncer de mama, ovário e endométrio e é mais barato, prático e limpo.
O Preparo para a amamentação
Deve ser iniciado ainda no período pré-natal. Alguns cuidados sãorecomendamos para evitar problemas futuros como: evitar sabonetes nos mamilos para evitar rachaduras e retirada da oleosidade natural da pele, expor a mama ao sol pode diminuir a sensibilidade do mamilo, para mamilos planos ou invertidos, um orifício no sutiã, durante o terceiro trimestre, facilita a protrusão, ordenha ou pressão negativa estão contra-indicados
Contra-indicações da amamentação
HIV,drogas: antineoplásicas e imunossupressoras; substâncias radioativas; derivados da ergotamina, lítio, mães com limitações temporárias e galactosemia.
Técnica de amamentação
É indicado iniciar a amamentação ainda na sala de parto. O recém nascido permanece acordado e alerta por cerca de 6h após o nascimento. Após esse período o lactente entra em sono profundo (“reparador”) por cerca de 12h o queo impede de sugar. O leite materno deve ser oferecido em livre demanda, o recém nascido deve sugar a mama até esvaziá-la, o leite materno posterior é 2-3 x mais rico em lipídeos que o leite anterior isto permite que o lactente fique mais saciado, aumente o intervalo das mamadas e chore menos. Nos primeiros dias de vida, o colostro não sacia o recém-nascido como o leite maduro, logo mamadas maisfrequentes e de curta duração são ideais, o que evita a sucção ineficaz. As duas mamas devem ser oferecida em todas as mamadas, sendo que a mama não esvaziada na mamada anterior deve ser a primeira a ser ofertada na próxima mamada.
Posicionamento no colo e pega corretos
A mão deve estar relaxada, confortável e bem apoiada, bebê deve ter seu corpo voltado para a mãe, mantendo um eixo axial...
tracking img