Saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Todas as dúvidas sobre pílulas e afins...
Olá meninas! Tenho observado que o assunto que mais gera comentários e dúvidas é relacionado aos anticoncepcionais. Como sempre estou respondendo às mesmasdúvidas, decidi de uma vez por todas esclarescê-las aqui. Então vamos lá!
Primeiramente, toda pílula tem a mesma eficácia - em torno de 99,5%, ou seja, NENHUM método, qualquer que seja, nem mesmo alaqueadura tubária, tem 100% de eficácia. As pílulas são consideradas extremamente eficazes, mas não TOTALMENTE. Só existe uma forma de não correr qualquer risco de gravidez: não tendo relaçõessexuais. Para aumentar ainda mais a eficácia das pílulas, uma boa dica é associar a camisinha nas relações (além disso protege contra DSTs!). Esta eficácia depende do uso correto, ou seja, das tomadasdiárias, sem esquecimento, mantendo um certo rigor no horário. Variações de 12 horas do horário da tomada não interferem em nada a eficácia. Se você esqueceu o horário, tome assim que lembrar. Se esqueceu apílula do dia anterior, tome as duas (a do dia anterior e a do próprio dia); se forem as 7 primeiras pílulas da cartela, use camisinha nos próximos 7 dias. Se for uma pílula do meio da cartela,continue a cartela normalmente, pois a eficácia é mantida; se for um comprimido da terceira semana, você tem duas opções: ou já faz a pausa para menstruar - ou seja, termina antes a cartela - ou tome ocomprimido esquecido e emende uma cartela na outra. Se você esqueceu 2 ou mais comprimidos da cartela, a eficácia está reduzida e você deve se proteger de outras formas o mês todo.
Outra dúvidafrequente é com interação medicamentosa. Realmente alguns medicamentos reduzem a eficácia da pílula, e na dúvida seu médico deve ser consultado. Estes incluem
medicamentos utilizados para o tratamento daepilepsia (por ex. primidona, fenitoína,
barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato); tuberculose (por
ex. rifampicina, rifabutina) e infecção por VIH (por ex. ritonavir,...
tracking img