Saude ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO LITERATUS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM DO TRABALHO

Nome

SAÚDE OCUPACIONAL

MANAUS
2012
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM DO TRABALHO

SAÚDE OCUPACIONAL

Trabalho de pesquisa para obtenção parcial de nota da disciplina Diretriz Políticas ministrado pela Professora Ana Bethânia.



MANAUS
2012
INTRODUÇÃO

Fazendo um breve históricosobre saúde ocupacional tem por finalidade a promoção global da saúde dos trabalhadores, a adaptação à função e a prevenção de doenças profissionais, promovendo o bem estar físico, psíquico e social. Saúde ocupacional e um benefício tanto para o empregado, quando para o empregador.

1 HISTÓRIA DA SAÚDE OCUPACIONAL

No Brasil, a saúde ocupacional começou a ganhar importância na década de 1970quando o país estava se industrializando. Nessa época de transição, a indústria atuava sem muitas regras esclarecidas e os operários eram expostos a muitas situações perigo, tanto que o número de acidente de trabalho que acontecia, nessa época, era um dos maiores do mundo.
Os sindicatos foram muito importantes para firmar os direitos do trabalhador no Brasil, assim como lutaram pela melhoria dascondições de saúde trabalhistas na indústria. Depois da Constituição de 1988, as possibilidades melhoraram, o governo passou a oferecer os Serviços de Saúde do Trabalhador, que tinham como objetivo vigiar as condições oferecidas aos trabalhadores em todo o país.
Hoje, as empresas buscam deixar bem claras o respeito aos Direitos do Trabalhador e o valor à saúde dele. Trata-se de uma estratégiahumanitária que  visa produzir com dignidade e respeito, conquistando, assim, a confiança de quem consome os produtos e serviços da empresa em questão.

2 CONCEITO DE SAÚDE OCUPACIONAL

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a principal finalidade dos Serviços de Saúde Ocupacional consiste na promoção de condições laborais que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho,protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o bem-estar físico, mental e social, prevenindo e controlando os acidentes e as doenças através da redução das condições de risco.
A saúde ocupacional não se limita apenas a cuidar das condições físicas do trabalhador, já que também trata da questão psicológica. Para os empregadores, a saúde ocupacional supõe um apoio ao aperfeiçoamento do funcionário e àconservação da sua capacidade de trabalho.
Os problemas mais frequentes dos profissionais que lidam com a saúde ocupacional são as fraturas, os cortes e as distensões por acidentes no trabalho, os distúrbios por movimentos repetitivos, os problemas de visão e de audição e as doenças causadas pela exposição a substâncias anti-higiénicas ou radioativas, por exemplo. Também se podem deparar com ostress causado pelo trabalho ou pelas relações laborais.

3 O QUE É SAUDE OCUPACIONAL

Saúde Ocupacional é uma obrigatoriedade que o Ministério do Trabalho impôs a todas as empresas, visando observar e resguardar a qualidade de vida dos trabalhadores. Mas essa legislação não é somente mais um custo que as empresas devem tabular ao fim do mês, Saúde Ocupacional é um benefício tanto para oempregado, quanto para o empregador.
Ao proporcionar aos funcionários de uma empresa um ambiente qualificado e sadio para a realização de suas tarefas, a empresa recebe um funcionário que estará mais motivado a produzir, e em seu trabalho não haverá influências ambientais para interromper sua produção.
Com uma avaliação clínica especializada na saúde do trabalho, é possível constatar se o candidato ãvaga esta em totais condições para exercer as funções que se dispõe, ou se após um período de afastamento o funcionário está realmente apto a voltar às atividades, e até mesmo verificar se a condição física do funcionário é qualificada para exercer novas funções. Deve-se, com uma periodicidade relevante a cada função analisar as condições da saúde de cada trabalhador, e ao fim da parceria entre...
tracking img