Saude infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Técnico de Apoio à Infância

Saúde infantil

Módulo 9- “crescimento e desenvolvimento da criança na 3º idade (6-11) “

A Criança dos 6/7 anos

Ano letivo: 2012/2013

Índice

Introdução ……………………………………………………………………………2
Caracterização física da criança………………………………………………...3e4
Afetividade da criança ………………………………………………………………5
A importância das atividades extracurriculares…………………………………..6
Obesidade na infância ……………………………………………………………....7
A moral e a criança …………………………………………………………………...8
A criança e a matemática …………………………………………………………….9
Conclusão ……………………………………………………………………………10
Bibliografia ……………………………………………………………………………11
Anexos ………………………………………………………………………………..12

Introdução

Neste momento da minha vida, tenho uma relação próxima com crianças pequenas. Essa relação ocorre por motivos diversos eproporciona-me diferentes níveis de conhecimento do mundo infantil. De toda maneira, provavelmente estaremos de acordo que, no decorrer do período que vai desde o nascimento até os seis anos, ocorrem mudanças evidentes, espetaculares, bastante visíveis, que nos permitem considerar que as crianças pequenas cada vez mais formam parte de nossa cultura e de nossa comunidade e que, a cada dia, vão-setomando mais parecidas com as pessoas adultas.
O que provavelmente se tornaria mais difícil para a maioria das pessoas seria explicar por que e como ocorrem tais mudanças nas crianças pequenas; qual é o papel e a influência das pessoas adultas que as rodeiam; ou qual é o papel da herança nas capacidades que uma criança de seis anos manifesta.
De modo que neste trabalho vou abordar os seguintestemas:
- Caracterização física da criança;
- Afetividade da criança;
- A importância de atividades extracurriculares na infância;
- Obesidade na infância;
- A moral e a criança;
- A criança e a matemática;
- Planificação de uma atividade para crianças de 6 anos.

2
Caracterização física de criança

Na evolução física, o médico, o professor e a família devem estar atentos, é algohereditário em que não podemos influir consciente e diretamente. A passagem da criança pequena para criança escolar mostra-se, em geral, na transformação de sua postura – em sua conformação física.
O corpo infantil tipicamente ‘rechonchudo’, começa afinar e a esticar aos 5 anos de idade. Os braços e as pernas alongam-se e os dedos afinam-se. A criança escolar torna-se mais esbelta e longilínea. Elanão possui mais as mãos arredondadas de criança pequena; a barriga achata-se, a forma de toda a sua constituição física torna-se mais delineada.
A criança consegue ter mais controle dos movimentos corporais. Esta mudança é o sinal de que as forças formativas que atuaram no desenvolvimento corporal durante os primeiros 6 anos de vida da criança alcançam sua meta principal, que é o amadurecimento dosistema neurológico, e então podem começar a colocar-se à disposição para o aprendizado, para atuar num outro patamar.
Na etapa dos 6 a 7 anos de idade, encontramos evolução física a troca dos dentes como um sinal do amadurecimento da criança. A formação dentária foi concluída com 24 dentes de leite, de modo que se inicia a troca dos dentes de definitivos. Para muitos alunos do 1º ano escolar,os dentes de leite ainda estão firmes; para outros estão moles ou já caíram, de modo que os novos dentes já podem ser vistos.
O exame de maturidade do desenvolvimento físico é complementado pela observação no âmbito anímico e social. Podemos observar que os meninos desenvolvem-se mais devagar do que as meninas. As meninas, em geral, estão 2 a 4 meses à frente. Aos 6 anos, as crianças aprendem aseguir as regras e os padrões de comportamento básicos da sociedade.

3
Desenvolvimento Físico: 
• A preferência manual está estabelecida; 
• É capaz de se vestir e despir sozinha; 
• Assegura sua higiene com autonomia;
• Pode manifestar dores de estômago ou vômitos quando obrigada a comer comidas de que não gosta; tem preferência por comida pouco elaborada,...
tracking img