Saude do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto: Equipe de enfermagem e o envelhecer com as diferentes patologias

1. Introdução

O enfermeiro deve estar alerta quanto aos benefícios do exercício e ensinar esses benefícios para os adultos idosos. A população brasileira vem passando por um processo de envelhecimento, em função da melhoria das condições de saúde e do conseqüente aumento da expectativa de vida. Noentanto, muitas vezes o processo de envelhecimento é acompanhado pelo declínio das capacidades físicas e cognitivas dos idosos, de acordo com suas características de vida. Esse declínio é maior em relação à memória e à capacidade de atenção.
Temos como função do enfermeiro no processo de iniciação ou manutenção de uma atividade física realizar uma anamnese com exame físico e delimitar o alvo do clientee suas necessidades principais. A partir desse ponto podemos estabelecer metas focadas em cada caso, construindo um programa individual e específico de exercícios utilizando os dados coletados na anamnese e exame físico.
Para que a promoção de saúde do seja bem realizado é necessário que o cliente receba informações imprescindíveis de recurso didático.
2. Resumo
Como a manutenção da saúde é umfoco do enfermeiro, devemos salientar a importância da atividade física para o idoso, ressaltando junto a equipe de saúde sobre a grande importância da realização de terapias dirigidas para melhora de lesões, manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população.Ter uma equipe entrosada, que visa o bem estar do cliente, sabe da importância e ter reponsabilidade ao orientar, e ter umenfermeiro com embasamento teórico irá enriquecer grandemente os trabalhos a serem ministrados.Em relação as a doenças cardiovasculares, uma vez que tanto o exercício programado, quanto atividade de lazer ou inseridas na rotina do dia agem numa relação inversa; sendo que, quanto mais inseridos estão os idosos numa vida cotidiana de exercícios e lazer, menos riscos correm de sofrer alterações, dentretantas outras, cardiovasculares. Por si só, a atividade física previne o acúmulo de gordura nas paredes das artérias (aterosclerose) que endurecem e diminuem a luz arterial pela qual flui o sangue; ou seja, a atividade física atua aumentando o colesterol "bom" (HDL) e diminuindo o colesterol "ruim" (LDL), evitando a suscetibilidade a possíveis anginas de peito, infartos e até mesmo AVCs. A saúdecardiovascular do idoso pode ser favorecida promovendo-se programas de exercícios regulares, ensinando roteiros dietéticos apropriados, controlando o peso, monitorando a pressão sangüínea quanto a hipertensão e gerenciando o estresse. Mesmo uma série de exercícios pequena de moderada intensidade pode ser benéfica na saúde geral do idoso. As atividades como nadar, andar, jardinagem, trabalhar noquintal dançar e exercícios em casa são bons exemplos que podem ser sugeridos para um cliente que necessite de opções de lazer.

Os benefícios do exercício podem ter grande impacto sobre a saúde pública. Ele deve estar inserido num programa global de intervenção de enfermagem sobre os fatores de risco da população através de seus dados epidemiológicos. Lembrando que qualquer atividade física deveser realizada em ambiente supervisionado por um enfermeiro ou profissional de saúde apto a monitorar a freqüência cardíaca, pressão arterial e sintomas oriundos dessa atividade.

Palavras chaves: Idoso; Prevenção; terapia; enfermagem.
3. Objetivos

3.1.Objetivo Geral: O projeto tem o propósito de atuar na promoção da saúde da população idosa visando a melhoria da independência, autonomia equalidade de vida.Trabalhar junto a com a equipe de saúde, direcionando e informando sobre os benefícios das terapias
* 3.2. Objetivos específicos: Prestar Assistência Social e atividades educativas ao idoso, facilitando a autonomia e independência do idoso nas suas atividades de vida diária (AVDs), atividades de vida pratica (AVPs), atividades do laser e do trabalho. E também restaurar e...
tracking img