Saude coletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Epidemiologia & Saúde. M. Zélia Rouquayrol. Rio de Janeiro: Medsi Editora Médica e Científica Ltda., 1994. 527 p.



Cada vez mais o conhecimento das condições de saúde da população, seusdeterminantes e tendências, constitui elemento de fundamental importância para o campo da Saúde Coletiva. Como a própria autora define, a 4o edição do livro "Epidemiologia & Saúde", elaborado por MariaZélia Rouquayrol, é resultado da colaboração coletiva de renomados pesquisadores da área de saúde.

Esta é uma obra técnico-científica essencial para o estudo da Epidemiologia, tanto para acadêmicos (nagraduação e pós-graduação), como àqueles profissionais cujo acesso a um programa de capacitação/formação institucional é limitado. Ela assume, assim, papel relevante para o desenvolvimento de ações desaúde, especialmente aquelas específicas do campo da Epidemiologia, mas também servindo como instrumento para outras incursões no campo da Saúde Coletiva.

Os temas são expostos de forma clara eexaustiva, o que lhe confere alto valor didático. Suas 527 páginas estão distribuídas em vinte e um capítulos, possuindo um grande número de quadros, gráficos e figuras que facilitam a compreensão dotexto, inclusive para os iniciantes no assunto. Destes vinte e um capítulos, alguns são acréscimos à edição anterior, incluindo aqueles sobre Epidemiologia e organização dos serviços, concentrados nasua relação com outras áreas da Saúde Coletiva, além de apresentar as principais limitações desta articulação.

Esta quarta edição surge com várias modificações e ampliações em relação à anterior. Umaabordagem histórica da Epidemiologia, seguida da apresentação conceitual da mesma e da História Natural da Doença, servem de suporte para ampla discussão acerca da medida da Saúde Coletiva,ressaltando de forma precisa a importância dos principais índices, coeficientes e indicadores utilizados. Com este referencial, discutindo a distribuição das Doenças e dos Agravos à Saúde Coletiva (o que em...
tracking img