Saude bucal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JUSTIFICATIVA 


A importância da Educação como processo de transformação social, e sua relação com a área de saúde é essencial, onde o conhecimento de ambas as áreas se integram, podendo promover mudanças de atitudes e comportamentos. O fato de a higiene bucal estar diretamente ligado à saúde geral e qualidade de vida contribui na proteção do organismo contra a instalação dedoenças. Dentro desse universo, a saúde bucal deve ter um espaço reservado, devido à alta incidência de problemas encontrados em escolares. Os produtos de higiene bucal geralmente são dispendiosos, dificultando o consumo cotidiano. A comunidade escolar e usuários da Creche Corem é composta por várias famílias com baixo poder aquisitivo. Assim sendo, pretendo desenvolver o presente projeto com afinalidade de suprir, ainda que parcialmente, a necessidade de os alunos aprenderem desde cedo a cuidar de seus dentes. Senti – me estimulada a desenvolver tais ações inicialmente nas turmas dos anos iniciais, podendo posteriormente estender para as demais turmas.

























OBJETIVO GERAL

Promover ações de prevenção às doenças bucais noseducandos, através de parceria inter institucional entre a Creche Corem e PSF - Programa de Saúde Familiar de Cachoeira Dourada – GO.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Incentivar métodos educativos e preventivos (escovação dentária, uso do fio dental, aplicação tópica de flúor, bons hábitos alimentares e de higiene) que favoreçam cuidados básicos com a higiene bucal;
• Estimular os alunos apraticarem bons hábitos de higiene bucal individual e socialmente;
• Demonstrar a importância da higiene no desenvolvimento físico e mental;
• Disponibilizar material educativo, através das parcerias envolvidas no projeto;
• Desenvolver atividades praticas inerentes à saúde e à higiene bucal.













METODOLOGIA 


Os trabalhos serão realizados emduplas ou grupos, com a finalidade de produção de cartazes e exposições orais ou em mural, sendo efetivado de forma lúdica, contendo debates, questionamentos e diálogos. As atividades serão desenvolvidas em etapas distintas dentro e fora da sala de aula. Na primeira aula, os professores em suas respectivas turmas farão a apresentação oral dos conteúdos, abordando a importância da conservação dadentição para a saúde geral do indivíduo e também aspectos de higiene e aparência individual, perante a vida em sociedade. Serão discutidas ainda as benesses ou resistências encontradas pelas crianças, jovens e adultos na relação com seus pares, com seus pais e na relação para com o trabalho. Questões como: um jovem com os dentes estragados ou com mau hálito tem a mesma chance de conseguir emprego,namorada ou amigos serão amplamente debatidos. Após essas discussões os professores solicitarão aos seus alunos que tragam para a próxima aula, como tarefa, jornais, revistas e fotos de pessoas conhecidas ou não, mas que possam ser recortadas. No dia seguinte, o trabalho se iniciará com explicação do (a) professor (a) de cada respectiva sala de aula, sobre a importância da higiene bucal, suascausas e conseqüências. Também haverá sugestão para a confecção de cartazes a serem expostos no mural da escola. Para tal atividade, será solicitado fotos de artistas, cantores e celebridades em geral mostrando o sorriso e em close. Na seqüência, ou concomitantemente, os alunos também poderão produzir poemas, frases, repentes, danças de rua, hip-hop etc. O ponto de culminância do projeto será apalestra de um doutor dentista da rede publica municipal. Outros temas serão abordados como os seguintes temas:
- Abordagens na palestra e nas atividades em sala de aula + práticas de escovações após o lanche.
- Importância da saúde bucal: relação saúde bucal e geral, por que ter dentes bons, transmitir conhecimentos sobre a importância da manutenção e higienização dos...
tracking img