Os enigmas do inconsciente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

MICHELLY CHAVES

HISTÓRIA DO PENSAMENTO FILOSOFICO

BELÉM-PA
2012

A história da filosofia ocidental é um tema de grande abrangência no que diz respeito a seuscolaboradores, mas é inegável que Sócrates - o fundador do pensamento filosófico - é o mais citado por seu legado de conhecimento inestimável deixado aos estudiosos da área e simpatizantes dosdiscursos filosóficos.
Nascido em 469 a.C., em Atenas e de origem pobre, Sócrates enveredou-se na política e formulou sua sabedoria por meio de seu autoconhecimento.
Uma de suas preocupações centraisera a investigação minuciosa sobre a vida e por isso contrapôs-se às ideias vigentes na Grécia em sua época.
Usando seu método dialético (discussão ou diálogo) instigava principalmente os jovens aquestionar as coisas do mundo e defendia a ideia de que os costumes, tradições e crenças religiosas limitavam o desenvolvimento intelectual dos cidadãos.
Devido seu caráter idealista foi tido comosubversivo e foi acusado de corromper a juventude ateniense, já que agregava cada vez mais discípulos impressionados com sua inteligência e sua capacidade de discurso.
Embora Sócrates seja uma dasprincipais ou se não a mais importante figura da história da filosofia ocidental nada deixou registrado para as gerações seguintes, pois seu conhecimento era repassado através de um único recurso: aoralidade.
Teve como principais discípulos, Platão, Xenofonte e Aristóteles através dos quais seus conhecimentos foram sendo repassados por meio de obras que atravessaram os séculos.
Filho de umescultor e de uma parteira é dito que Sócrates teria aprendido o ofício de seu pai, posteriormente dedicando-se exclusivamente ao estudo da filosofia.
Sócrates declarava em seus discursos que o seudesenvolvimento intelectual assim como o de todos os seres humanos só era possível pela existência de sua ignorância e também que há a necessidade de conhecer a si próprio para que seja possível esse...
tracking img