Saponinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IDENTIFICAÇÃO E DOSEAMENTO DE SAPONINAS EM AMOSTRA DE EXTRATO SECO DE CARQUEJA (Baccharis trimera L.)



NOME DO ALUNO/RA – 1 MAIANDRA BATISTA / 2 MICTIELHE FERNANDA / 63546 3 ROSILENE PIMENTA /



CURSO: FARMÁCIA
PERÍODO: 5º / MATUTINODISCIPLINA: FITOQUÍMICA
PROFESSOR RESPONSÁVEL: FERNANDA OLIVEIRA DE GASPARI DE GASPI





ARARAS/SP


MAIO/2012


1. INTRODUÇÃO






As saponinas são compostos naturais encontrados em vegetais que apresentam propriedades detergentes e surfactantes. Nas plantas as saponinas apresentam funções como regulação do crescimento, defesa contrainseto e patógenos. Essa funções revelam a importância desses compostos na adaptação e sobrevivência vegetal (HAUPTLI ; LOVATTO, 2006).
A massa molecular das saponinas é muito elevada; elas são classificadas como glicosídeos de esteroides ou de terpenos policíclicos e sua estrutura é composta por uma parte com característica lipofílica (triterpeno ou esteroide) e outra parte hidrofílicacomposta por açúcares (SIMÕES et al., 2007).
As saponinas triterpênicas apresentam um núcleo fundamental composto por até cinco anéis e 30 átomos de carbono, e seu núcleo tem a mesma origem do esqueleto esteroidal até a formação do óxido de esqualeno; as saponinas esteróides possuem a aglicona constituída por 27 carbonos. Com relação a porção osídica, as saponinas são denominadasmonodesmosídicas quando a aglicona apresenta-se substituída por apenas um açúcar ou uma cadeia de açúcares, enquanto saponinas bidesmosídicas apresentam dois açúcares ou duas cadeias de açúcares ligadas a aglicona (HOSTETTMANN e MARSTON, 1995 ; Simões et al.,2007).
A cadeia de açúcar pode ser linear ou ramificada e uma das dificuldades na elucidação estrutural desses compostos está justamente emdeterminar os carbonos das ligações interglicosídicas. O isolamento de saponinas, bem como a sua elucidação estrutural, podem ser muito difíceis. É por isso , também, que o conhecimento sobre a química e propriedades biológicas de saponinas desenvolveu-se apenas recentemente.
Elas podem ser classificadas também de acordo com seu caráter ácido, básico ou neutro. As saponinas esteroidais podem serneutras, onde a aglicona é formada por um esqueleto de 27 carbonos dispostos num sistema tetracíclico, ou podem ser básicas.
As saponinas de caráter básico pertencem ao grupo dos alcalóides esteroidais que são característicos do gênero Solanum (família Solanaceae). Possuem nitrogênio no anel F e são conhecidos dois tipos de estruturas: espirosolano (quando o nitrogênio é secundário) esolanidano (quando o nitrogênio é terciário).
As saponinas esteroidais neutras são encontradas quase que exclusivamente em monocotiledôneas, principalmente nas famílias Liliaceae, Dioscoreaceae a Agavaceae. Os gêneros Smilax, Dioscorea, Agave e Yucca são especialmente ricos em saponinas. Em dicotiledôneas, a ocorrências dessas saponinas é bastante rara, tendo sido isoladas na famíliaScrophulariaceae, mais especificamente nos gêneros Digitalis e Trigonella.
As saponinas esteroidais básicas ou alcaloídicas são encontradas principalmente no gênero Solanum, pertencente a família Solanaceae.
As saponinas triterpênicas encontram-se predominatemente em dicotiledôneas, principalmente nas famílias Sapindaceae, Hippocastanaceae, Sapotaceae, Polygalaceae, Caryophyllaceae, Primulaceaee Araliaceae.
Esse grupo de substâncias sempre tem sido de interesse farmacêutico, seja como adjuvante em formulações, componentes ativos em drogas vegetais, ou ainda, como matéria-prima para a síntese de esteróides.
As saponinas em solução aquosa formam uma espuma persistente e abundante. Propriedades como elevada solubilidade em água, ação sobre membranas e complexação com...
tracking img