Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Modernismo Brasileiro: contexto histórico

A sociedade brasileira passou, na década de 1920, por diversas transformações que serão cruciais para a compreensão do surgimento do movimentomodernista no Brasil com suas características tão peculiares. 
 
O país passava por grandes mudanças estruturais, inclusive com a urbanização e a chegada de novas tecnologias (rádio, telefone, o automóvel eo cinema) que transformavam o ritmo de vida e o cenário das grandes cidades, fazendo-se necessárias então, para alguns autores, novas maneiras de comunicação poética.

A economia passava do modeloagroexportador para uma economia que se industrializava progressivamente. A expansão cafeeira começou a experimentar um enorme crescimento econômico e a riqueza gerada por essa situação transformou-seem investimentos em diversos setores da economia, principalmente o industrial. 
 
A formação de um operariado constituído em grande parte pela imigração estrangeira provocava nos principais centrosurbanos, sob a ação das vanguardas operárias anarquistas, as primeiras agitações sociais. 

No tocante a política brasileira percebe-se, neste momento, conflitos entre tendências políticas diversase contradições no interior das elites agrárias dominantes e às insurreições desencadeadas pelos jovens oficiais contestadores, que combatiam o monopólio do poder dos partidos republicanos regionais edos chefes políticos que recorriam à fraude eleitoral e às intervenções militares nos Estados a fim de controlar o regime conforme seus interesses.

As divergências no interior do bloco agráriodominante tiveram quase sempre suas raízes nas lutas em torno da sucessão presidencial. Essa sucessão para o cargo presidencial consistia em equilibrar os interesses, dos Estados de Minas Gerais e SãoPaulo, através das candidaturas alternadas de presidente e vice-presidente de ambos os Estados, a chamada política do café-com-leite, mecanismo de alternância no poder das elites civis paulistas e...
tracking img