Ponto de fusao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 
QUESTIONÁRIO
PONTO DE FUSÃO
1. Que se entende por ponto de fusão? Com que finalidade é utilizado? 
Primeiramente fusão é a passagem de uma substância no estado sólido para o estadolíquido sob ação do calor. Já o ponto de fusão, é a temperatura na qual a substância sólidaestá em equilíbrio com a substância líquida que dela se obtêm por fusão, e é utilizadoprincipalmente para determinar ograu de pureza de substâncias em análise, partindo doprincípio de que substâncias puras têm ponto de fusão bem definidos, por isso, na maioria dasvezes tabelados, valores de temperatura de pontos de fusão obtidos experimentalmente quefogem aos valores da tabela, indicam presença de impureza na substância analisada.Impurezas levam a um abaixamento do ponto de fusão.
2. Procurar na bibliografiaindicada o ponto de fusão do α -naftol e do ácido benzóico. Comparar com os resultados obtidos.

| Padronização | medido |
& Naftol | 94ºC-96ºC | 94ºC-97ºC |
Acido Benzóico | 122ºC-123ºC | 122ºC-124ºC |

Para o valor obtido na observação do ponto de fusão do ácido benzóico constata-se queo valor obtido na prática foi praticamente idêntico ao valor apresentado no rótulo do composto.Ovalor obtido apresentou uma variação de 1ºC comparado ao valor padronizado.A medição do ponto de fusão para o 1-Naftol também se apresentou de acordo com ovalor padronizado, encontrado em literatura, diferindo de apenas 1ºC no momento em que se registrou o desaparecimento da porção..

A Quimica orgânica no começo do século XIX
Enquanto o conhecimento de química inorgânica e de química analítica seaprofundava e se expandia o de química orgânica persistia atrelado à prática médica e farmacêutica.
Os poucos compostos orgânicos conhecidos nesta ocasião ou eram de procedência biológica ou extraídos do reino vegetal ou compostos naturais.
Muitos deles estavam intimamente associados à prática da medicina e à preparação de seus seus remédios.
De um modo geral sua caracterização era maisdescritiva sendo classificados pela sua origem e o resultado da destilação a que eram submetidos.
Apesar desta tendência alguns compostos simples já eram conhecidos desde os séculos anteriores.
Uma variedade de produtos de uso prático era produzida industrialmente usando métodos empíricos que se aperfeiçoaram através dos séculos.
Entre os compostos orgânicos simples o álcool se destaca por já ter sidoconhecido desde muito.
E a partir do século XVI também os "eteres", líquidos voláteis, resultantes da ação de ácidos fortes (nítrico e clorídrico) sôbre ele.
Muitos compostos orgânicos eram resultantes de processos naturais como a fermententação ou degradação de sucos vegetais.
Também alguns outros , como o ácido acético e o fórmico, que eram destilados do vinagre e de formigas,respectivamente.
Ou aqueles obtidos da sublimação de produtos naturais, como o ácido benzoico, a partir da benzoina, e o sucínico, a partir do âmbar.
Relevantes neste particular tinham sido as descobertas de Carl Wilhelm Scheele (1742 - 1786), no século anterior.
Scheele descobriu ácidos orgânicos como o oxálico, o tartárico, o lático, o cítrico, o úrico, o pirogálico, o múcico e o gálico.
Também isolou aglicerina, resultante da saponificação, e a lactose do leite.
Johan Tobias Lowitz (1757 - 1804), um farmacêutico russo, preparou ácido acético glacial em 1789 e ácido tricloroacético alguns anos depois.
Também estudou a clarificação de soluções orgânicas e inorgânicas e de produtos naturais por meio do carvão.
Estudando as propriedades do mel de abelha separou a glicose e a sucrose.
Próximo dovirar do século preparou o álcool absoluto.
Produtos de origem biológica como a uréia, encontrado na urina humana, e o ácido hipúrico, na de animais, já tinham sido caracterizados por Guillaume François Rouelle (1703 - 1770), que foi professor de Lavoisier.
A origem natural dos produtos orgânicos suscitou o aparecimento do vitalismo, uma doutrina muito popular nesta época.
Esta teoria...
tracking img