EXTRACO DE TANINOS E SAPONINAS

749 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Relatórios de Botânica Econômica
Orientadora Dra. Tereza Marino

Alan Leh RA B4981D-4
Cristina Walcafre RA
Fernanda Venturin RA C575CI-4
Jeniffer Vitorino RA C68153-9
Rodrigo A. Leite RA B54740-5

AULA 01: EXTRAÇÃO DE ERVAS
1- Métodos:
Foi recebido um béquer com a quantidade total de 19,341g de ervas onde havia impurezas e a droga a ser coletada. Neste total 4,961g era impureza e 14,380g eram materiais a serem analisados. Desta separação foram utilizado o método de identificação das folhas das ervas.
Em seguida foram recolhidas pequenas quantidades, colocando em um béquer com água destilada para fervura. A solução foi transferida para umuma lâmina, onde foi inserido um gota de água normal e uma gota de azul de metileno.
2- Resultado:
Na identificação das folhas de maracujá - passiflora- foi observado tricomas na parte adaxial e abaxial através da lupa e observação microscópica.

AULA PRÁTICA 02 : EXTRAÇÃO DE TANINOS E SAPONINAS
Saponinas
1-Introdução
As saponinas são glicosídeos de esteróides ou terpenos policíclicos. Esse tipo de estrutura que possui uma parte lipofilica (triterpeno ou esteróides) e outra hidrofilica (açucares), determina a propriedade de redução da tensao superficial da água, caracteristicas de suas açoes detergentes e emulsificantes.
2-Objetivo
-Caracterizar as saponinas e taninos em drogas vegetais
-Avaliação semi-quantitativa através da determinação do índice de espuma.
3-Procedimentos
A) Caracterização:
Primeiramente foram fervidas 2,0g de pó da droga em 20ml de água destilada durante dois minutos. Em seguida foi filtrado atráves do funil para o béquer e consequentemente transferido para um tubo de ensaio com tampa agitando por aproximadamente um minuto.
B) Avaliação semi-quantitativa
Extração:
Foi pesado 0,500g da droga pulverizada, adicionando 20ml de água destilada até ser fervida, o que levou aproximadamente dois minutos. Decantando o extrato aquoso, o próximo passo foi a

Relacionados