SAPATAS ALAVACADAS

1350 palavras 6 páginas
Tubulões

Introdução:

Os tubulões são elementos estruturais de fundação profunda direta, construídos concretando-se um poço (revestido ou não) aberto no terreno, geralmente dotado de uma base alargada. Diferenciam-se das estacas porque pelo menos na sua etapa final há descida de um operário para complementar a geometria da escavação ou realizar limpeza.
Dividem-se em dois tipos básicos:
• Tubulões a céu aberto (normalmente sem revestimento);
• Tubulões a ar comprimido (ou pneumáticos), sempre revestidos. Esse revestimento pode ser constituído por camisa de concreto armado ou camisa de aço (metálica). Nesse caso, a camisa metálica pode ser perdida ou recuperada.

1.Tubulão a céu aberto

Elemento de fundação profunda, cilíndrico, executado com ou sem revestimento, manual ou mecanicamente, em que, pelo menos na sua etapa final de escavação, há descida de operário. Pode ser feito a céu aberto ou sob ar comprimido (pneumático), e ter ou não base alargada.
Tubulão a céu aberto é um poço executado acima do nível d'água, ou abaixo caso seja possível bambeá-la sem risco de desabamento. A carga é transmitida até o solo resistente através do fuste ou através de uma base alargada. Após a escavação e feita a limpeza ou esgotamento da água, procede-se a concretagem. Não há necessidade de utilização de vibrador, desde que o concreto tenha plasticidade adequada. Para obras em que o terreno superior seja instável, ou dentro de lagos, rios etc., os tubulões podem ser revestidos com camisas de concreto ou de aço. Neste caso, pode ser adaptado ao tubulão equipamento pneumático de forma a permitir que os trabalhos sejam executados a seco, com pressão de ar comprimido. Como segue a figura:

O processo de execução da fundação deve seguir as seguintes etapas:
1. A partir do gabarito, faz-se a marcação do eixo da peça utilizando um piquete de madeira. Depois, com um arame e um prego, marca-se no terreno a circunferência que delimita o

Relacionados