circuito

Páginas: 21 (5198 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
ATPS DE CIRCUITO ELÉTRICO II 


Sumário 
Geração de energia elétrica 7 
Usinas hidrelétricas 8 
Usinas Termoelétricas 9 
Usina Termelétrica - Ciclo Combinado 10 
Termoelétricas no Brasil 10 
Energia Nuclear 11 
Alternador Automotivo 12 
Estator 13 
Rotor 13 
Placa retificadora 14 
Regulador de tensão 15 
Rolamentos 15 
Ângulo de fase 15 
Defasamento 17 
Circuito resistivo 17 Potência média e instantânea 17 
CIRCUITO CAPACITIVO 18 
Potências 19 
Circuito indutivo 19 
Potência corrente alternada 20 
Etapa 2; 
Circuito RL, RC e RLC 22 
Circuito RL 22 
Circuito RC 23 
Circuito RLC 24 
Fasor 25 
Circuitos Resistivos R 28 
Circuitos Indutivos L 28 
Circuitos Capacitivos C 28 
Circuitos RLC 28 
Transformada de Laplace 29 
Etapa 3; 
fator de potência 30 Componentes não-senoidais 33 
Motores monofásicos 33 
Partida de motores monofásicos 34 
Principais tipos de motores de indução monofásicos 36 
Motor de Fase Dividida 36 
Motor com Capacitor de Partida 36 
Motor com Capacitor Permanente 37 
Motor com Dois Capacitores 38 
Motor de Campo Distorcido 38 
Ligação de motores monofásicos à rede de alimentação 39 
Lâmpada fluorescente 40 
Reatorconvencional 40 
Etapa 4; 
Projeto de uma pequena industria 42 
Correção de fator de potência 47 

Introdução 
Neste estudo tentamos mostrar mediante pesquisas em livros e internet o uso de geração de energia com usinas hidreletricas,termoeletricas e nucleares. Nossos estudos ainda abrangeu estudo sobre rotores,circuitos fasores,potencias,transformada de laplace motores e ate mesmo a criaçãode uma pequena industrias para podermos demostrar dentro deste estudo de casos o que foi ministrado durante todo este semestre . 

ETAPA 1; 
Aula-tema: Análise fasorial; Triângulo das potências 
Passo 1; 
A geração de energia elétrica se leva a cabo mediante diferentes tecnologias. As principais aproveitam um movimento rotatório para gerar corrente alternada em um alternador. O movimentorotatório pode provir de uma fonte de energia mecânica direta, como a corrente de uma queda d'água ou o vento, ou de um ciclo termodinâmico. 
A forma de onda periódica mais importante e de maior interesse é a alternada senoidal de tensão e de corrente, porque a energia gerada nas usinas das concessionárias e a maioria dos equipamentos usam tensão e corrente alternadas senoidais. 
A maior parte daenergia elétrica consumida é gerada e distribuída na forma de tensão e corrente alternadas para os consumidores que são as residências, o comércio e, principalmente, as indústrias. A principal razão pela qual a energia elétrica gerada e distribuída em grande escala ser em tensão e corrente alternadas é que ela apresenta uma facilidade tanto na geração como na transformação dos níveis de tensão(elevação ou redução). Para transportar a energia a longas distâncias é necessário elevar a tensão a níveis que chegam a 750kV, para reduzir as perdas no transporte (principalmente por Efeito Joule). Nos centros de consumo a tensão é novamente reduzida e distribuída aos consumidores. 
Alternador é uma máquina que transforma energia mecânica em energia elétrica. É utilizado em diversas áreas, desdegeradores de energia portáteis, em automóveis e até nas usinas hidrelétricas. 
O alternador funciona de acordo com o fundamento da Indução eletromagnética, ele aproveita o mesmo princípio físico básico, onde a corrente elétrica flui através do rotor criando um campo magnético que induz a movimentação dos elétrons nas bobinas do estator, que resultará em corrente alternada. É importante saber que aintensidade desta tensão/corrente não é constante. Após cada giro de 360 graus, o ciclo da tensão se repete. Por isso, num giro uniforme consegue-se uma alteração periódica da tensão, que pode ser representada como onda senoidal com meia-onda positiva e meia negativa. 
A rotação da bobina ao longo de 360º geométricos( 1 rotação ) gera sempre 1 ciclo ( 360º) de Tensão ( Gerador de 2 polos). 
No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Circuitos
  • Circuitos
  • Circuitos
  • circuitos
  • circuito
  • Circuito
  • Circuitos
  • circuitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!