Sap erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1226 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SAP ERP
(enterprise resource planning: planejamento de recursos empresariais)




Com o avanço da Tecnologia da Informação as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para suportar suas atividades; em cada empresa, foram desenvolvidos vários sistemas para atender aos requisitos específicos das diversas unidades de negócio, plantas, departamentos eescritórios. Neste caso, o departamento de planejamento da produção utiliza um sistema próprio e o departamento de vendas utiliza outro. Dessa forma, a informação ficava dividida entre diferentes sistemas. O principal problema dessa fragmentação da informação é a dificuldade de obtenção de informações consolidadas e a inconsistência de dados redundantes armazenados em mais de um sistema. O sistema SAP ERP(Enterprise Resource Planning) soluciona esses problemas porque é um sistema que procura contemplar a empresa como um todo, dividido em módulos, onde cada um corresponde a uma área específica e é destinado a atender aos principais requisitos de software das mais exigentes empresas de médio e grande porte.
SAP é a sigla da empresa alemã que desenvolveu o produto ERP. O nome da empresa é Systeme,Anwendungen, Produkte in der Datenverarbeitung (Sistemas Aplicações e Produtos em Processamento de Dados).




Evolução

O sistema SAP ERP surgira a partir da evolução dos sistemas MRP (Material Resource Planning). Nele, Foram agregadas as funções de programação da produção, cálculo grosseiro de necessidades de capacidade, cálculo detalhado de necessidade de capacidade, controle do chão defábrica, controle de compras e, mais recentemente, Sales & Operations Planning. Dessa forma, os sistemas MRP deixaram de atender apenas as necessidades de informação referentes ao cálculo da necessidade de materiais, para atender às necessidades de informação para a tomada de decisão gerencial sobre outros recursos de manufatura. O MRP passou, então, a ser de MRP II (Manufacturing Resource Planning -Planejamento de Recursos de Manufatura).
Com o objetivo de ampliar a abrangência dos produtos vendidos, os fornecedores de sistemas desenvolveram mais módulos, integrados aos módulos de manufatura, mas que ultrapassam os limites da manufatura. Foram criados os módulos de Gerenciamento dos Recursos Humanos, Vendas e Distribuição, Finanças e Controladoria, entre outros. Esses novos sistemas, capazesde suportar as necessidades de informação para todo o empreendimento, são denominados sistemas ERP.


Qual a sua utilidade?

SAP ERP é um sistema de gestão empresarial que permite que em um único sistema haja uma integração de todos os departamentos, tornando a comunicação mais fácil e menos custosa já que com este sistema a empresa passa a ter menos fornecedores de software, o que irádiminuir os custos com licenças, suporte técnico, servidores, treinamento, além de permitir uma apuração mais precisa do que realmente está acontecendo com a empresa.

Implementação na empresa

No primeiro plano, cada empresa deve contar com um sistema de gestão que se adapte a ela e as suas necessidades. Em segundo plano, a empresa deve definir qual o tipo de licenciamento é mais adequado parasuas operações: instalação do sistema em servidores próprios, utilização do sistema em servidores terceirizado, “cloud computing” (de custo menor, já que a empresa não precisa se preocupar com servidores, manutenção, atualização, etc.), pagamento por usuário ou uma mistura de uma ou mais dessas modalidades. Também é importante analisar as soluções de ERP existentes no mercado, além de ter uma equipede Tecnologia da Informação (TI) capaz de fazer essa análise; em caso de não possuir a equipe, vale a pena procurar um serviço de consultoria. Os sistemas de ERP necessitam de tempo para se adaptar na empresa, considerando a infra-estrutura, os recursos de segurança, testes, treinamentos... Neste caso, a implementação do sistema pode consumir vários meses.


Ferramentas

O SAP ERP...
tracking img