Santo agostinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Santo Agostinho estava à frente de seu tempo

"Que é, pois, o tempo? Se ninguém me pergunta, eu o sei; se desejo explicar a quem o pergunta, não o sei", afirmou Santo Agostinho, um homem entre dois tempos. Entre um tempo romano que desmoronava e o tempo medieval em formação. O jeito romano de olhar para o mundo cedia lugar ao olhar cristão medieval.

"O homem destrói uma civilização, masconstrói outra usando os tijolos da anterior", afirmou o cineasta polonês Andrew Wajda. Dos escombros de Roma os cristãos construiriam uma nova sociedade.

Em 410, Roma, absolutamente fragilizada, foi saqueada pelos godos. Os pagãos _nome com que a Igreja designa os não-cristãos_ atribuíram a invasão ao fato de os romanos terem abandonado os deuses antigos. De acordo com eles, enquanto foraadorado, Júpiter protegera a cidade; ao ser "trocado" pelo cristianismo, deixara de fazê-lo.

Entre 412 e 427, Santo Agostinho escreveu "A Cidade de Deus", um livro cuja base era a filosofia grega e que exerceria forte influência nos tempos medievais. Nele respondeu a tais acusações, argumentando que coisas piores haviam ocorrido em tempos pré-cristãos. Que os deuses pagãos eram perversos. Ele nãonegava a existência de entidades como Baco, Netuno e Júpiter, considerados demônios.

Demônios que ordenavam aos homens, por exemplo, que criassem peças teatrais, definidas por Santo Agostinho como "espetáculos da imundície". Em razão desses deuses, Roma sempre fora perversa e pecaminosa.

Com o cristianismo, ela se salvaria. E, se a cidade dos homens fora invadida, pouco importava, já que oobjetivo maior dos homens era a salvação por meio da bondade para atingir a cidade de Deus, a sociedade dos eleitos.

A busca central não era a cidadania na sociedade dos homens, mas a salvação no reino de Deus.

Para falar sobre o mal que habitaria os homens, Santo Agostinho relatou, em suas "Confissões" _história apaixonada de sua descoberta de Deus_, que na infância roubara peras daárvore de um vizinho, embora não estivesse com fome e na casa de seus pais houvesse melhores.

Fizera-o por maldade e considerava tal ato um de seus maiores pecados. O pecado para ele habitava todos os homens. E, se os bebês são inocentes, não é porque lhes falte o desejo de fazerem o mal, mas por carecerem de força.




Santo Agostinho nasceu em Tagaste, numa provincia romana, na Africa mhoje pertencente a Argelia.Muito jovem revelou uma inteligencia notavel e por isso seu pai decidiu envia-lo para estudar em Cartago, tambem no norte da Africa, onde teria uma melhor educacao e oportunidade de posteriormente seguir carreira na dministra;ao do imperio romano.
Nessa cidade, Agostinho, estudou literatura, filosofia, e retorica,sua paixao pelo pensamento filosofico foi entao despertadapela leitura do livro Hortensius, de Cicero, um tratado que recomenda o estudo da filosofia, como o caminho para se alcancar a verdade .influenciado pelo pensador romano,Agostinho afirmava que o ideal mais nobre a seguir era a vida contemplativa, refere-se a atitude de deixar em segundo plano o trabalho manual e as preocupacoes praticas para dedicar exclusivamente a pesquisa filosofica a busca daverdade profunda das coisas.O cristianismo este presente no ambiente em que vvia Agostinho. sua mae era uma crista fervorosa e por muito anosdtentou converter o filho a abra;ar a mesma fe.O filosofo, entretanto desprezava o cristianismo, considerando uma doutrina incompleta, que nao apresentava argumentos completo para convence-lo.
Chegou afirmar que a bíblia era uma livro simplório e malescrito.Agostinho professou a Fe maniqueísta, ,recebendo o grau de níveis baixos na hierarqui.com passar do tempo, Santo Agostinho se afastou dessa religião.como professor em milao, Agostinho conheceu Santo Ambrosio,não tiveram um relaciomento, entretanto o bispo por meio de seus sermões foi intensa sobre o pensador .por não aceitar o cristianismo,entrou em conflito com ele mesmo.foi por acaso abriu...
tracking img