Santa rita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é devoção?
Para falar da prática religiosa da devoção dos cidadãos viçosense faz-se necessário entender o que é a devoção num conceito mais amplo, a devoção santeira da Igreja Católica.
“A devoção é um estado de espírito, ao qual se associam determinadas práticas dos fiéis, que expressam o sentimento e o reconhecimento de uma dependência fundamental da criatura em relação a um criador.Presente em todas as grandes religiões, a devoção se manifesta pela entrega da vida pessoal a uma entidade externa à qual se credita o poder de realizar aquilo que está além das possibilidades humanas.” (Mariana Azevedo, p.13).
A devoção é o reconhecimento da existência de um ser superior regente de tudo, e que os fiéis reconhecem sua dependência de Deus, e acreditam que a devoção ao santoestreita à relação entre o homem e Ele.
É importante também definir o que é um santo. Para o cristianismo católico, são santos todos aqueles que foram convertidos e salvos por Jesus Cristo, ou ainda desempenharam uma obra admirável segundo os preceitos católicos. Em Igrejas como a Católica, a Ortodoxa e a Anglicana, pessoas reconhecidas por virtudes especiais podem receber oficialmente o título deSanto O homem consagrado como um santo é um fiel de vida religiosa virtuosa e invejável. Desta forma pode-se perceber que a santidade está teoricamente acessível a todos os homens, mas somente aqueles que se desvencilharem da vida comum e mundana pode alcançar a santidade.
Por fim, cabe dizer que a prática da devoção santeira a que nos referimos faz com que o homem encontre um intermédio maisconcreto entre ele e Deus, por meio de pessoas que já foram tão humanas como ele próprio.

Por que Santa Rita é padroeira da cidade de Viçosa?
As primeiras referências que encontramos sobre o culto à Santa Rita de Cássia na cidade de Viçosa remontam ao ano de 1790. Naquele contexto os moradores que viviam em torno do Rio Turvo pediram autorização para fazer uma capela ou ermida sob a invocação daSanta, já que eles estavam longe da matriz do Pomba, onde os fiéis costumavam realizar seu culto.
A ocupação de Viçosa se iniciou no século XIX. Foi em 1800, segundo apontamentos eclesiásticos, que em 8 de março o Padre Francisco José da Silva obteve do bispo de Mariana, Frei Cipriano, permissão para erguer a ermida que a população pedia. A ermida foi erguida no local onde hoje está situada acapela de Nosso Senhor dos Passos na Rua do Passos, centro do distrito sede. Cabe destacar que a esta época ainda não era propriamente Santa, pois não havia sido canonizada. No local se iniciou o povoado de Santa Rita do Turvo, topônimo da ermida que marcou o início do povoado acrescido do nome do principal rio que atravessa a localidade - Turvo. A construção da capela de Santa Rita foi um fatoratrativo populacional para a região do vale do Turvo, consequentemente a população se distribuiu ao redor da mesma, onde com o tempo surgiram casas e algumas praças.
Em 1813, com o aumento do povoado resolveu-se construir uma nova capela na atual Praça Silviano Brandão, na esquina da atual Rua Benjamin Araújo com a referida praça.
A mudança da ermida em honra a Santa Rita para outro localcontribuiu para mudar o eixo de expansão urbana em direção a uma área mais plana e próxima ao vale do rio.
As modificações no nome do município ocorreram em 03 de Junho de 1876 de Santa Rita do Turvo para Viçosa de Santa Rita, alterado pela lei provincial n° 2216, e de Viçosa de Santa Rita para simplesmente Viçosa, alterado em 1911.
Mesmo quando se desvinculou o nome da santa à cidade ela aindapermaneceu como padroeira do município, certa “compensação” em que a esfera de seu poder teria sido ampliado. Como padroeira da cidade, Santa Rita deve proteger individualmente seus devotos tanto como a comunidade viçosense em conjunto.
E da época até os dias atuais a cidade se enfeita e relembra a importância, a santidade e a vida de Rita de Cássia todo dia 22 de mao, agradecendo as bênçãos recebidas,...
tracking img