Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO
Empreendedor palavra de origem francesa é usado para descrever uma pessoa que tem necessidade de realizar coisas novas (Manual do Empreendedor – SEBRAE), é aquela que faz acontecer.O empreendedor observa os recursos escassos na região onde quer atuar, recursos que não estão sendo explorados, sendo este uma boa fonte de oportunidade de negócio. E o empreendedorismo é o principalfator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país.
Para se abrir um negócio o importante não é só o capital, mas precisa ter afinidade com o ramo que se quer investir. E para se buscaresse sucesso nesse novo empreendimento é importante que você domine técnicas de gestão e também tenha uma atitude de liderança. Além disso, você precisa respeitar alguns critérios: você tem vocaçãopara atuar neste ramo, o mercado que você vai investir é favorável, você tem clientes interessados no seu produto, os fornecedores irão atendê-lo, e a concorrência. Tudo isso é um conjunto deprincípios que se deve levar em conta par se obter o sucesso do seu empreendimento.
O Brasil hoje se mostra com condições favoráveis para o empreendedorismo pois o país atravessa um cenário positivo decrescimento econômico do Brasil e isso é devido principalmente a desigualdade social. Em agosto de 2011 o Brasil registrou o melhor mês de exportações e importações. Ocorreu também o aumento do poder decompra da classe C, sendo que este è o principal cliente das micros e pequenas empresas.
Pesquisas da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) nos revelam que no grupo das principais economias mundiais oBrasil é o terceiro país mais empreendedor com 12,02%, e isso significa dizer que de cada 100 brasileiros 12 realizavam alguma atividade empreendedora.
No momento o Brasil é um país empreendedor, masno entanto um dos desafios enfrentados pelo país é a inovação. Pesquisas mostram que 88% dos pequenos empresários não pensam em inovação. Esse é um dos fatores que levam ao fechamento das empresas e...
tracking img