Santa luzia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Documentário



O tema que será abordado é sobre a freguesia de Santa Luzia, neste documentário irei mostrar alguns das localidades mais pacatas, aspectos históricos e alguns costumes.A freguesia de Santa Luzia fica situada a norte da Ilha do Pico, numa extensão aproximada de 4 quilómetros. Já atingiu mais de um milhar de habitantes e esse valor tem vindo a descer, devido àemigração para os Estados Unidos e Canadá. (Nota: Saber o número de habitantes do último recenseamento.)

O Lajido da Costa é um das localidades da freguesia de Santa Luzia, situado junto ao mar,onde proliferam as adegas. Existem vestígios dum passado bastante rigoroso dos antepassados, podendo ser visível nos sulcos rasgados na rocha feita pelas rodas dos carros de bois para transportar cargas.Outros vestígios dum passado duro são as paredes altas do caminho antigo construídas de basalto negro, que ainda se encontram erguidas.

Também cultivava-se a casta de vinho verdelho quechegou à mesa dos czares. Na estrada actual ainda se verifica ruínas dum convento de frades e diz-se que numa noite desapareceram os frades todos. Nota: Entrevistar sobre a produção vinícola.

OCabrito situa-se junto à costa. Neste local, existem muitos vestígios de uma erupção vulcânica da Montanha do Pico. Aí vê-se nitidamente a lava solidificada com formas em espiral. Muitas casas encontram-seem ruínas e outras foram reconstruídas. É aqui que se encontra a Ermida de S. Mateus, que foi a segunda a ser construída na Ilha do Pico, feita de pedra lavrada com desenhos e inscrição talhadas napedra. O que nos chama mais atenção neste local são as ruínas de um Castelete, assim chamado pela população local. Conta-se que este castelo era uma fortaleza onde possivelmente vigiavam as caravelasdas invasões piratas e que também servia de defesa.

Actualmente, a população mais idosa de Santa Luzia passa o tempo a jogar a sueca em cafés ou dedica-se ao cultivo. Nas festas das costas...
tracking img