Bacharel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão Estratégica
Questões 9 e 10
9- No futuro as empresas exigirão novas competências gerenciais, inclusive “uma postura pedagógica” por parte do gerente. Comente esta afirmativa.
R. Quando analisa-se o ambiente dentro das empresas pode –se perceber que os administradores, em sua maioria, ainda se encontram num estágio um tanto quanto mecânico e operacional de suas atividades. Isso querdizer que estes administradores  apenas estão voltados a execução de  rotinas do dia a dia das empresas .Num futuro próximo, ou até mesmo dizendo: “ nos dias atuais” essa postura não está sendo mais interessante. É preciso uma gestão mais participativa e menos operacional.
Os administradores/gerentes sempre foram vistos como aqueles que ensinam o que deve ser feito. Mas quem disse que estes tambémnão podem ser ensinados? Quando fala-se que os administradores/gerentes devem assumir uma postura pedagógica quer-se dizer que estes não devem restringir a função apenas ao ato de ensinar e sim se preocupar também com a aprendizagem de seus pares e com os demais trabalhadores que estão a sua volta. Pode ser considerado como o elo de ligação entre o ensinar e o aprender. Na verdade não se podeseparar ensino da aprendizagem e os gerentes não podem ter receio de afirmar que estão sempre aprendendo. Aprende com os liderados, com os colegas, consigo mesmo. Logo, como um autentico educador ,incentiva essa mesma consciência critica nas pessoas que exerce liderança. Nessas circunstancias é função do administrador: promover, entre os seus colaboradores, um anseio de profundidade na analise esolução de fatos e problemas do dia-a-dia organizacional; reconhecer que a realidade organizacional é extremamente mutável e, em função disso, orientar e ajudar seus liderados; estimular nos auxiliares a busca de novos métodos para resolver antigos problemas; desenvolver em sua equipe o principio da consciência critica indagadora que investiga cuidadosamente os fatos; estimular o dialogo, nutrindo-sedele no relacionamento com os colaboradores, etc.
Dessa forma ambos: gerentes e colaboradores caminham e participam juntos da execução dos objetivos da empresa e estão mais preparados para enfrentar as mudanças impostas pela globalização , internacionalização das atividades, abertura dos mercados, exigências de competências, crises no mercado mundial, competitividade, inovações tecnológicas, entreoutras.

10- Quais as etapas necessárias ao desenvolvimento de uma mudança planejada?
R. Segundo o texto, as etapas necessárias para desenvolver uma mudança planejada são:
1.Conhecer a realidade: Pré requisito imprescindível pois é um levantamento, uma coleta de dados, uma sondagem para se alcançar o diagnóstico da empresa. É, de outra maneira, a análise das dimensões mais relevantes(internas e externas) a curto, médio e longo prazos para se investigar a quem se destina, para que se destina e o que visa a implantação, a fim de atender as necessidades, as expectativas e as metas de cada empresa.
 2 Estabelecer os objetivos de mudanças:  é sempre útil se questionar os porquês, ou seja, deve-se perguntar: o que a empresa deseja alcançar? Para que ela quer mudar? E outras. A finalidadedestas e de outras perguntas é a necessidade de se utilizar conhecimentos, métodos e técnicas de procedimentos para a realização da atividade que se está propondo. Esta fase representa a formulação explicita a curto, médio e longo prazos do que se espera alcançar quanto às crenças, aos valores, aos sentimentos, às ações das pessoas que se envolvem com a administração e com a execução da atividadeda empresa.
 3 Estabelecer o conteúdo da mudança:Ao se fazer a pergunta: o que precisa ser mudado? Tem-se como resposta um conjunto rico e variado de conhecimentos do que é necessário mudar na empresa.O conteúdo representa em outros termos a matéria-prima capaz de estimular o fim proposto, evitando improvisações tão prejudiciais ao desenvolvimento da organização. Contudo, as normas de seleção...
tracking img