Sanguexxxxx

882 palavras 4 páginas
SANGUE

Funções do sangue:
Nutrir e desintoxicar as células do organismo através do transporte de oxigênio, gás carbônico, hormônios, resíduos metabólicos e outras diversas substâncias; coagulação no caso de hemorragia; defesa do organismo.

Composição do sangue:
Células sangüíneas, plasma, proteínas plasmáticas.
As células do sangue são os glóbulos vermelhos (leucócitos/eritrócitos), glóbulos brancos e plaquetas, que ficam dissolvidas no plasma juntamente com proteínas, nutrientes, etc. Todas essas células se originam a partir de um tipo celular chamado megacariócito.

Glóbulos vermelhos:
Os glóbulos vermelhos normais têm forma bicôncava mas podem assumir várias formas dependendo do espaço físico por onde transita. O número médio de hemácias por mm cúbico no sangue é de 5 milhões, variando em alguns percentuais a mais para homens e alguns percentuais a menos para mulheres. As hemácias normais contém cerca de 34% de hemoglobina e sobrevivem na corrente sanguínea por até 120 dias, até serem removidas pelo baço.

3.1 Gênese e função:
A sua principal função é transportar hemoglobina, que por sua vez se agrega oxigênio que é levado dos pulmões para os tecidos e gás carbônico dos tecidos para os pulmões.
Gênese – São produzidos na medula óssea a partir de um tipo celular chamado hemocitoblasto obedecendo a seguinte ordem:
Hemocitoblasto ► Eritroblasto basófilo ► Eritroblasto Policromatófilo ► Normoblasto (núcleo se degenera e é extrudado tanto origem ao reticulócito) ► Reticulócito (célula sai da medula óssea) ► Eritrócito.

3.2 Formação da hemoglobina
A síntese da hemoglobina começa nos eritroblastos e vai até o estágio de reticulócito. Ela é sintetizada a partir do ácido α-cetoglutárico que reage formando um composto pirrólico, em seguida quatro desses compostos pirrólicos combinam-se para formar protoporfirina III que combina com o ferro para formar a heme. Finalmente quatro moléculas de heme combinam-se com uma molécula de globina e formam a

Relacionados