Sanemanto basico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Definição
O retorno da matéria-prima ao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termo já venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operações envolvidas. O vocábulo surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importânciaestratégica. As indústrias recicladoras são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação. Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial. Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. É o resultado de uma série de atividades, pela quaismateriais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos. Outro termo da reciclagem é a indicação do reaproveitamento (ou a reutilização) de um polímero
2. Cultura dos 3R

Reduzir - consumir menos é fundamental. Hoje, o Brasil produz 88 milhões de toneladas de lixo por ano, cerca de 440quilos por habitante; os de pós-graduação.

Reutilizar - é impossível reduzir a zero a geração de resíduos. Mas muito do que jogamos fora deveria ser mais bem reaproveitado. Potes e vasilhames de vidro e caixas de papelão podem ser úteis em casa ou nas indústrias de reciclagem. E o destino de restos de comida, como cascas e folhas, tinha de ser a compostagem;

Reciclar - o "erre" mais conhecido ésinônimo de economia de matérias-primas. Vidro, papel, plástico e metal representam, em média, 50% do lixo que vai para os aterros. Além disso, a reciclagem pode virar dinheiro. O economista Sabetai Calderoni, do Núcleo de Políticas Estratégicas da USP e autor do livro Os Bilhões Perdidos no Lixo, calcula em 5,8 bilhões de reais por ano o total que o Brasil deixa de arrecadar com materiaisrecicláveis. Uma fortuna equivalente a dezessete vezes o orçamento do Ministério do Meio Ambiente.
2.1. Princípios
 Reduzir - a produção do lixo;
 Reutilizar - os materiais (sempre que possível);
 Reciclar - o que não pode ser reduzido nem reutilizado.

2.2. Como Reduzir?
Produzir menos resíduos

As empresas podem fazê-lo através da fabricação de embalagens com menos peso, com menordispêndio de energia e de recursos naturais, com menores dimensões ou evitando o desperdício.
Inverter a prática questionável das organizações venderem cada vez produtos com menor conteúdo. Ex.: Em 2003 a Nestlé deixou a vender seu achocolatado de 500g, colocando no mercado o Nescau de 400g.
Fatos como esses acontecem com freqüência, com toda a passividade natural dos consumidores brasileiros, quepassaram a condição obrigatória de adquirirem mais embalagens.

Os consumidores devem ter comportamentos verdes

 Evitar comprar rolos alumínio e de plástico;
 Evitar uso louça de papel e/ou de plástico;
 Evitar sacos desnecessários de plástico e/ou papel (prefira os de pano);
 Espalme ou amasse as embalagens para se conseguir, redução significativa do volume de resíduos.
 Evitarconsumir o desnecessário;
 Use toalhas e guardanapos de pano, em lugar das de papel;
 Enfim,... , rejeitar sempre tudo o que for de usar uma vez só;
 Não usar aditivos para as máquinas da roupa e louça. Cada detergente já é composto de vários elementos, contendo já o descalcificador, amaciadores, branqueador, etc.
 Quando for às compras leve o seu saco de casa resistente, que volte a usar,Escolha as embalagens para as quais exista um circuito organizado de reciclagem;
 Compre apenas os medicamentos necessários;
 Na sua casa de banho, diga não a produtos descartáveis, com alternativas duráveis. Ex: barbeadores elétricos;
 Ensine os seus filhos a resistirem ao efeito da moda, usando a roupa até ao fim;
 Em vez de canetas de ponta de feltro, compre lápis de cor ou de cera....
tracking img