Saneamento publico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Conceituação e Aplicação do Planejamento Ambiental para o Saneamento Básico de um Município

Curso de Administração

Professora:

Alunos:

Índice

Introdução 1
Saneamento Básico 2
Tratamento de Esgoto e Águas Pluviais 2
Abastecimento de Água 3
Resíduos Sólidos urbanos 4
Reciclagem e Energia 5
Saneamento é Saúde 6
Educação Ambiental 8Conclusão 9
Bibliografia 10

Introdução

O mundo sobrevive do meio ambiente. O ser humano extrai do planeta o alimento, a matéria prima para seus produtos e energia para seus lares e empresas. É necessário criar regras para controlar, mediar e tornar a convivência sustentável com a natureza. Nos períodos da revolução industrial o indivíduo não tinha a preocupação com a gestão dessesrecursos extraídos.
No decorrer das décadas a humanidade passou a observar que os recursos extraídos e devolvidos ao meio ambiente tornavam-se grandes montanhas de entulho. Cada vez mais tóxicos, devido a industrialização o lixo, a fumaça e todo o resto de produção industrial tornou-se o empecilho da humanidade.
Somando-se aos dilemas do lixo, a energia também passou a ser preocupação,pois a forma de captar ou extrair depende da natureza e a opção nuclear ainda causa polêmica, além de ser um alto investimento.
Toda a humanidade agora volta-se para o meio ambiente buscando o melhor manejo para todas essas necessidades. Alimentos, as praças, ruas, casas e novos eletrônicos, trazem selos relacionados ao meio ambiente e possuem programas de preservação e incentivo a mesma.Apesar de todas estas ações, muitas não passam de marketing para impressionar consumidores.
De qualquer forma todo o interesse é válido e motiva as pessoas a se voltarem para a natureza como fonte única e esgotável de todos os recursos para sobrevivência.
Toda a nação necessita de políticas públicas que supram todas as expectativas de sua sociedade. Além do meio ambiente, o emprego, aeducação, saúde são condições básicas para qualquer povo. A falta ou incompetência em qualquer destes setores básicos causam impactos crescentes em todos os campos sociais bem como na natureza.

Saneamento Básico

O saneamento básico é um conjunto de medidas através de leis e ações que objetiva preservar condições do meio ambiente para promover a saúde e prevenir doenças.
A lei nº11.445 de 5 de janeiro de 2007 estabelece seus princípios fundamentais para regrar as atitudes a serem tomadas neste âmbito. O saneamento básico em sua amplitude busca melhorar a qualidade de vida do cidadão como um todo. Busca também o desenvolvimento forma sustentável para a vivência do ser humano com saúde e qualidade de vida.
Para Stake (1991) o desenvolvimento sustentável se conceituada seguinte forma:
“Para ser sustentável, o desenvolvimento precisa levar em consideração fatores sociais, ecológicos, assim como econômicos; as bases dos recursos vivos e não vivos; as vantagens e desvantagens de ações; alternativas a longo e curto prazos.” (Stake, 1991, p.9)
Esse conceito quando aplicado em relação à atuação humana frente ao meio ambiente em que vive éplenamente compreendido e se assenta como uma luva. Entendemos que sustentabilidade é a capacidade de um individuo, grupo de indivíduos ou empresas e aglomerados produtivos em geral; têm de ser manter inseridos num determinado ambiente sem impactar violentamente esse meio. Pode-se entender como a capacidade de usar os recursos naturais e, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicasdesenvolvidas para este fim.

Tratamento de Esgoto e Águas Pluviais

A água do planeta apesar de parecer abundante é um bem natural de fácil contaminação. Segundo a lei nº 11.445 de 05/01/2007 capítulo VII, artigo 43, parágrafo único, a União deve definir parâmetros mínimos para a potabilidade da água. Na mesma lei, em seu artigo 44 determina que o licenciamento ambiental para as...
tracking img