Relacionamento com o cliente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Idalberto Chiavenato

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Editora Campus/Elsevier
www.elsevier.com.br www.chiavenato.com

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

SUMÁRIO RESUMIDO
PARTE 1: INTRODUÇÃO À TGA PARTE 2: OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 3: ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 4: ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 5: ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DAADMINISTRAÇÃO PARTE 6: ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 7: ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 8: ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 9: ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 10: NOVAS ABORDAGENS EM ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

PARTE TRÊS ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOFigura III.1. Desdobramentos da Abordagem Clássica:

Administração Científica

Taylor

Ênfase nas tarefas

Abordagem Clássica da Administração

Teoria Clássica

Fayol

Ênfase na estrutura

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Capítulo 3 Administração Científica
(Arrumando o Chão da Fábrica)
• • • • • A obra de Taylor. A Administração como ciência. A organização racionaldo trabalho. Os princípios da Administração Científica. Apreciação crítica da Administração Científica.

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Caso Introdutório: A Tecno Componentes

Pág: 53

Estevão Marques foi promovido a Gerente de Produção da Tecno Componentes. A empresa produz materiais elétricos e está perdendo mercado devido aos seus elevados custos industriais e àconseqüente perda de competitividade.

Como Estevão poderia planejar seu trabalho?

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

O primeiro período de Taylor:
1. O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos de produção. 2. Para tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa 3. Formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam ocontrole das operações fabrís. 4. Os empregados devem ser científicamente selecionados e colocados em seus cargos com condições de trabalho adequadas. 5. Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal seja cumprida. 6. A Administração precisa criar uma atmosfera de cooperação com os trabalhadores para garantir apermanência desse ambiente psicológico.

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Figura 3.1. Os principais vultos da Administração Científica:

Administração Científica

Frederick Winslow Taylor (1856-1915)

Carl Barth (1860-1939)

Henry Lawrence Gantt (1861-1919)

Harrington Emerson (1853-1931)

Frank Gilbreth (1868-1924)

Lilian Gilbreth (1878-1961)

INTRODUÇÃO À TEORIAGERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Exercício: A desconfiança gerencial

Pág: 56

Dora Lopes é muito desconfiada e relutante. Sua preocupação é que nenhum funcionário esteja vadiando pelos corredores da fábrica. Ela percorre as instalações para se certificar de que todos estejam trabalhando. Isso está correto? Como ela deveria proceder?

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

A OrganizaçãoRacional do Trabalho:
1. Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos. 2. Estudo da fadiga humana. 3. Divisão do trabalho e especialização do operário. 4. Desenho de cargos e de tarefas. 5. Incentivos salariais e prêmios de produção. 6. Conceito do homo economicus. 7. Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc. 8. Padronização de métodos e de máquinas. 9. Supervisãofuncional.

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Objetivos do estudo de tempos e movimentos
1. Eliminação do desperdício de esforço humano e de movimentos inúteis. 2. Adaptação dos operários à tarefa. 3. Facilidade no treinamento dos operários, melhoria da eficiência e do rendimento da produção pela especialização das atividades. 4. Distribuição uniforme do trabalho para que não haja...
tracking img