Samara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MCKENNA, Colleen. Como se comunicar com sucesso: Técnicas para ter segurança na comunicação. 10ª ed. São Paulo: Market Books, 2002. 102 p.

A obra apresenta técnicas de como desenvolver a comunicação levando em conta as diferenças de público-alvo, tipo de discurso, personalidade, humor e recursos disponíveis. Em geral, trata-se de um apanhado de ideias para fluírem as habilidades comunicativase facilitar a interação do indivíduo com os demais em um ambiente, focando principalmente o meio empresarial.
Comunicar é tornar comum, compartilhar. Uma boa comunicação evita as chamadas “conversas inúteis”, as quais a autora define como falas descartáveis, confusas ou com entonação e/ou vocabulário inadequado. Ao passarmos pelo processo de aprendizagem da comunicação, esta pode ser usada paraalcançar nossos objetivos através das relações interpessoais que desenvolvemos de forma significativa tanto no cumprimento de metas por nós estabelecidas e no próprio âmbito do relacionamento. A aprendizagem só ocorre com a prática e direcionamento da comunicação embasadas em aspectos como a entonação, dinâmica e concisão do discurso.
É extremamente importante tomar nota sobre a pessoa com aqual se fala. Existem notáveis diferenças entre indivíduos, sendo o gênero uma grande, quiçá a maior delas. Homens e mulheres abordam a comunicação de formas divergentes, pois são motivados por valores diferentes. Homens são mais controladores, deixam se levar por suas realizações e gostam de ser admirados. Já as mulheres se mostram mais afetivas, almejam boas relações e gostam de ser ouvidas ecompreendidas. Isso faz com que a comunicação tenha que ser adaptada de acordo com o receptor da mensagem. São fatores simples, mas que por vezes são esquecidos mediante a convivência e a supervalorização do tempo nos dias de hoje.
O orador não é o único que precisa ser claro para uma boa comunicação, sendo o ouvinte uma peça fundamental para esta. Uma habilidade extremamente importante é a escutareflexiva, que possibilitará a análise, compreensão e formação de opinião sobre o assunto tratado. A receptividade silenciosa é um meio de evitar ruídos e interrupções nas falas. O interesse do ouvinte e sua participação efetiva fazem com que o falante transmita sua mensagem de maneira mais fluente.
Quando se trata de ordens e/ou emissão de julgamentos alheios, três comportamentos sãoclassificados: passivo, agressivo e assertivo. No comportamento passivo, as opiniões do falante são omitidas ou distorcidas, no agressivo, as emoções do ouvinte são desconsideradas e no assertivo, encontra-se um equilíbrio e segurança para apresentação de opiniões. A assertividade é a maneira mais eficaz de se omitir críticas construtivas, principalmente através das “mensagens-eu”, as quais mostram a opiniãodo falante refletida nas ações do ouvinte.
Além disso, o importante não é somente o que dizer, mas como fazê-lo. Vários elementos não-verbais compõem o modo como se dá a comunicação: o contato visual, que inspira confiança; postura corporal, julgamento de si e dos ouvintes; contato/distância física, intimidade; expressões faciais, sentimentos; gestos e tom/inflexão/volume de voz, intensidade damensagem; fluência, conhecimento sobre o assunto; ritmo, espontaneidade e eficácia; e por fim, vestuário, reflexo de status.
Falar em público pode ser tarefa difícil, mas existem várias técnicas para melhorar este aspecto. Primeiro deve-se traçar um objetivo para o discurso. No seu caminhar, prender a atenção na introdução, apresentar as ideias no desenvolvimento, abrir uma discussão e reforçaros pontos principais na conclusão. O discurso deve ser ensaiado, conduzido com fichas e não com roteiros e é importante lembrar que deve durar no máximo vinte minutos.
Escrever para um público também pode ser complicado, mas o importante é deixar fluir seu estilo na escrita. Conhecimento sobre o assunto é um ponto-chave. Seguir a regra dos três Cs é um ótimo meio de conduzir a escrita: ser...
tracking img