Sais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sais
As substâncias mais abundantes na natureza são os sais, quase sempre resultantes da reação entre ácidos e bases. Os mais conhecidos são o cloreto de sódio (sal marinho), nitrato de sódio(salitre), sulfato de cálcio (gesso) e carbonato de cálcio (mármore e calcáreo).Os sais são composto iônicos, sendo, portanto, eletrólitos; são formados por uma reação entre um ácido e uma base.Nessareação, conhecida por reação de salificação, ou de neutralização, além do sal forma-se também água.
ÁCIDO + BASE ⇒ SAL + ÁGUA
Assim, por exemplo, o sal mais conhecido de todos, o cloreto de sódio, usado emcozinha, pode ser obtido por uma reação entre ácido clorídrico (HCI) e o hidróxido de sódio (NaOH):
HCI + NaOH ⇒ NaCI + H2O
Em solução aquosa, os sais sempre dão pelo menos um cátion diferente doH+ ou um ânion do OH-. Assim, o cloreto de sódio, por exemplo, dá o cátion Na+ e o ânion CI-.Sal: eletrólito iônico formado por uma reação entre um ácido e uma base. 

Propriedades funcionais dos sais:As principais propriedades funcionais dos sais são:
- Geralmente possuem sabor salgado;
- Conduzem corrente elétricas, quando em solução aquosa;
- Podem reagir com ácidos, com bases, com outrossais e com metais.
Óxidos
A ferrugem que corrói os objetos de ferro e a pátina que recobre as cúpulas de bronze de certas igrejas nada mais é que variedades de óxidos formados pela reação dessassubstâncias com o oxigênio do ar. Óxido é um composto binário do oxigênio com elementos menos eletronegativos. Segundo suas propriedades, os óxidos distinguem-se em básicos, ácidos ou neutros. Oscompostos formados pela combinação do oxigênio e um outro elemento são os óxidos. São encontrados em vários minérios importantes, como óxido de ferro, na hematita; de alumínio, na bauxita; de estanho, nacassiterita e dióxido de silício, presente no quartzo e nas areias. Combinado com o carbono, o oxigênio pode formar dois óxidos: os gases monóxido e dióxido de carbono. Os óxidos são composto iônicos...
tracking img