Safari

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A maior parte dos livros - texto sobre estratégia define ESTRATÉGIA da seguinte maneira: ESTRATÉGIA “ são planos da alta administração para atingir resultados consistentes com as missões e objetivos da organização”

ESTRATÉGIA "é o caminho que a organização irá seguir para atingir seus objetivos".Para a escola de formação empreendedora, a estratégia com espírito empreendedor descreve o processoem termos da criação da VISÃO pelo grande líder. A escola empreendedora descrita no livro de Henry Mintzberg “SAFÁRI DE ESTRATÉGIA” focalizou o processo de formação de estratégia exclusivamente no líder único e enfatizou os processos de intuição, julgamento, sabedoria , experiência. Tudo isto promove uma VISÃO DA ESTRATÉGIA como PERSPECTIVA, associada como imagem e senso de direção, isto é VISÃO.Portanto o conceito mais central desta escola é a VISÃO: “uma representação mental de estratégia, criada na cabeça do líder”. Esta visão serve como inspiração e também como um senso daquilo, que precisa ser feito- uma idéia guia.
Se as estratégias são visões, então qual o papel de “VER” no pensamento estratégico?
No pensamento estratégico significa “ VER Á FRENTE”. Mas você não poderá VER a nãoser que VEJA atrás, porque qualquer boa VISÃO DO FUTURO tem de estar enraizada na compreensão do passado. Louis Jacques Fillion define VISÃO como "a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso". A visão é uma imagem projetada de uma situação de futuro desejada- um sonho realista e alcançável. Quantomais completo for o conhecimento do empreendedor de e, ainda, sua imagem e entendimento de um setor de negócios, tanto mais realista será sua visão. É muito difícil visualizar um segmento do mercado a ser ocupado no futuro sem um claro entendimento dos espaços já ocupados por outros no setor.

O PROCESSO DA VISÃO compreende seis (06) elementos compostos e desenvolvidos de forma consecutiva Emprimeiro lugar o empreendedor deve identificar um interesse num setor de negócios. Depois ele parte para entender um setor de negócios. Procura detectar uma oportunidade de negócios. Em seguida descobre uma oportunidade de negócios, depois imagina e define uma estrutura organizacional e por fim elabora o plano. O processo de empreendedorismo é envolvente e total, tanto para o próprio empreendedorquanto para os colaboradores próximos que eles empregam para ajudar a tornar sua visão realidade. A diferença fundamental entre gerentes de pequenos negócios e empreendedores está no desenvolvimento de uma visão. Os gerentes contratam recursos humanos com base na tarefa a ser realizada e escolhem alguém que já conhecem. Para os empreendedores, a VISÃO é uma condição básica vital. Tais empreendedoresselecionam empregados que poderão progredir com eles ao longo do tempo. Os gerentes, por outro lado, sempre reclamam que seus empregados são incompetentes. Os empreendedores expressam alto nível de satisfação com seus colaboradores. Eles constroem algo juntos e obtêm prazer com isso.

Para o economista Joseph Schumpeter, o empreendedor não é alguém que investe o capital inicial para abrir umnegócio, mas sim a pessoa com A IDÉIA DO NEGÓCIO. Idéias são enganosas, nem sempre são boas, mas nas mãos de empreendedores, as idéias se tornam poderosas e lucrativas.

A INOVAÇÃO é característica vital para o sucesso do empreendedor: “fazer coisas novas ou coisas que já são feitas de uma nova maneira”.
Para Schumpeter, embora o fundador , possa permanecer no comando de sua empresa, essa pessoadeixa de desempenhar uma função empreendedora tão logo pára de INOVAR.

(HENRY Mintzberg- 1973) sugeriu (04) características de abordagem à geração de estratégias empreendedoras:
1. No critério empreendedor , a geração de estratégias é dominada pela busca ativa de novas oportunidades;
2. Na organização empreendedora, o poder é centralizado nas mãos do fundador. A VISÃO substitui “o plano...
tracking img