O combustivel dos instrumentos de sopro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Combustível dos Instrumentos de Sopro
O Combustível dos Instrumentos de Sopro: o Ar
“Tocar trompete não é mais difícil que respirar profundamente” Claude Gordon
O trompetista deve ser capaz de tocar com energia e audácia, com um som encorpado e poderoso. Muitas vezes, ainda, alto controle é exigido. Para tal, há que desenvolver os músculos responsáveis pela inspiração e expiração. Umcontrole inteligente da respiração aumentará a vitalidade e resistência do músico. Respirando adequadamente na apresentação ou prática diária, teremos ainda maior oxigenação cerebral, o que garante clareza mental e frescor de idéias, calma e foco. Adolf Herseth comentou certa vez que todas as vezes que nosso som é bom, nossa respiração é boa.
O ar é o combustível que produz a vibração dos lábios cujoresultado é som que extraímos do instrumento. Isso implica que mais ar produz mais vibração que em última instância produz mais som. A demanda sobre o trompetista no que tange a respiração é muito acima daquela para as atividades cotidianas – exercitar-se é preciso, portanto. Mesmo um pequeno aquecimento com bocejos deliberados, inalando uma boa quantidade de ar e depois expirando audivelmente éuma boa prática.
Uma respiração imperfeita consiste, na maioria dos casos, numa respiração rasa, onde somente uma parte das células dos pulmões desempenha seu papel, numa respiração que não usufrui a plena capacidade dos pulmões.
Tente o seguinte exercício e tire suas conclusões:
Inspire abundantemente e então tensione os músculos (punhos, braços e ombros). Em seguida, exploda a tensão e o arexalando. Qual a sensação?
Respirar corretamente não só faz bem à pratica do trompete, mas à vida. Quando respiramos profunda e naturalmente – da maneira que os recém-nascidos fazem – tudo se move: diafragma, peito, costelas, abdômen e costas; é como que uma massagem interna sendo realizada. Quando inalamos, o diafragma faz massagem nos rins, baço e fígado. Quando exalamos, ele massageia ospulmões e coração. Diz-se que o sistema linfático, que é responsável pela desintoxicação do corpo, é também estimulado. Respiração rasa faz o corpo aberto para enfermidades. Quanto mais oxigênio dispensamos às células, mais saudáveis e vivas elas se tornam. Respiração profunda estimula as células do cérebro, aumentando a criatividade e o poder de concentração. Quando respiramos bem, nossa energiaaumenta, o stress diminui (nada pode acalmar os nervos tão rápido quanto a respiração profunda), dormimos melhor, temos mais resistência. Tudo em nosso organismo é afetado pela respiração.
O aspecto físico mais importante da prática do trompete é a respiração. Som, controle, dinâmica, tessitura e tudo mais está ligado à respiração e ao fluxo de ar, particularmente. A qualidade do nosso fluxo de ardetermina a qualidade da nossa prática trompetística. Leia atentamente o que Rafael Mendez falou sobre esse assunto.
“Como músicos que executam instrumento de metal, temos diferentes problemas e diferentes prazeres em relação a executantes de outros instrumentos de sopro, mas uma coisa que compartilhamos com eles é a produção e controle daquela força vital que gera o som e classifica nossosinstrumentos na mesma classe: SOPRO” Rafael Mendez
Quatro Métodos de Respiração
1. Respiração Alta
2. Respiração Média
3. Respiração Baixa
4. Respiração Completa
A Respiração Alta é também conhecida como clavicular. Alguém que respira dessa maneira eleva as costelas e levanta a clavícula e o os ombros, retraindo ao mesmo tempo o abdômen e empurrando seu conteúdo contra o diafragma,que também se eleva. É o pior tipo de respiração, pois requer o máximo de energia com o mínimo de benefício.
A Respiração Média é também conhecida como intercostal. Nesse tipo também o diafragma é empurrado para cima com o abdômen contraído. As costelas se elevam e o peito é parcialmente expandido.
A Respiração Baixa é a respiração funda. Esse talvez seja o tipo mais ensinado para músico de...
tracking img