Saber local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELAÇÕES E DISSENSÕES ENTRE SABERES TRADICIONAIS E SABER CIENTÍFICO
Manuela Carneiro da Cunha

Semelhanças | * “Ambos são formas de procurar entender e agir sobre o mundo. E ambos também são obras abertas, inacabadas, se fazendo constante”. * “Quanto a Lévi-Strauss, ele também afirma [...] que saber tradicional e conhecimento científico repousam ambos sobre as mesmas operações lógicas e,mais, respondem ao mesmo apetite de saber”. |
Diferenças | * Ao contrário dos saberes tradicionais, “a ciência não passa ao largo de seus praticantes, ela se constitui por uma série de práticas e estas certamente não se dão em um vácuo político e social”. * “Não há dúvida, no entanto, de que o conhecimento científico é hegemônico”, enquanto os saberes tradicionais são tidos como inferior.* “Não há lógicas diferentes, mostrou Evans-Pritchard [...], o que há são premissas diferentes sobre o que existe no mundo. Dada uma ontologia e protocolos de verificação, o sistema é de uma lógica impecável a nossos olhos”. * “As diferenças, afirma Lévi-Strauss, provêm dos níveis estratégicos distintos a que se aplicam. O conhecimento tradicional opera com unidades perceptuais [...], com asassim chamadas qualidades segundas, coisas como cheiros, cores, sabores… No conhecimento científico, em contraste, acabaram por imperar definitivamente unidades conceituais. A ciência moderna hegemônica usa conceitos, a ciência tradicional usa percepções. É a lógica do conceito em contraste com a lógica das qualidades sensíveis”. * “A confidencialidade e o monopólio, por exemplo, que fazem partedo sistema ocidental contemporâneo de direitos de propriedade intelectual, se estendidos a todos os regimes de conhecimentos tradicionais, podem ser causa de sérias distorções. Não que estes, por definição, sejam considerados coletivos, muito pelo contrário. Os sistemas tradicionais têm suas próprias regras de atribuição de conhecimentos, que podem ou não ser coletivos, esotéricos ou exotéricos.Mas essas regras frequentemente entram em conflito com exigências de confidencialidade ou de monopólio.” * O conhecimento tradicional é um conhecimento subjetivo, obtido através de experiência de forma simultânea e prática, enquanto que o conhecimento científico é objetivo, racional, sequencial e teórico. |
“O conhecimento científico se afirma, por definição, como verdade absoluta até que outroparadigma o venha sobrepujar, como mostrou Kuhn. Essa universalidade do conhecimento científico não se aplica aos saberes tradicionais – muito mais tolerantes – que acolhem frequentemente com igual confiança ou ceticismo explicações divergentes cuja validade entendem seja puramente local.”

“Para o senso comum, o conhecimento tradicional é um tesouro no sentido literal da palavra, um conjuntoacabado que se deve preservar, um acervo fechado transmitido por antepassados e ao qual não se deve acrescentar nada. [...] O conhecimento tradicional consiste tanto ou mais em seus processos de investigação quanto nos acervos já prontos transmitidos pelas gerações anteriores.”
“Lévi-Strauss sugere que esse outro tipo de ciência, a tradicional, seja capaz de perceber e até antecipar descobertasda ciência tour court.”
A frequência de acertos e resultados positivos dos saberes tradicionais são centenas vezes mais prováveis do que a do saber científico.
Ouvem-se juízos extraordinariamente arrogantes de farmacólogos brasileiros de que os conhecimentos tradicionais em nada contribuem para o “progresso da ciência” porque a atividade que eles apontam, os seus usos tradicionais, não coincidemcom a atividade que a ciência descobre, que raramente são úteis para os mesmos fins para que foram tradicionalmente usados. O uso tradicional não seria o que acaba sendo o verdadeiro uso ou o mais importante.
Elaine Elisabetsky tem uma postura em que o deve se ter o reconhecimento de que os paradigmas e práticas de ciências tradicionais são fontes potenciais de inovação da nossa ciência....
tracking img