Trabalho de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE AVALIATIVA SOCIOLOGIA
Respostas:
1ª - Unidade 1: R: A mais-valia é o valor que o trabalhador assalariado cria acima do valor da sua força de trabalho. Esse valor, que se podedefinir como sendo o trabalho não pago ao funcionário, é apropriado pelo capitalista. A mais-valia é, portanto a base da acumulação capitalista.

2ª Unidade 2: R: Não acredito que os homensvivam em condições desiguais por vontade de Deus ou porque uns merecem ter mais que os outros. Essas condições desiguais ocorrem devido a maneira que o homem se organiza em sociedade(estratificação social) e do próprio homem que não se organiza para mudar ou pelo menos diminuir essas diferenças e desigualdades.

3ª Unidade 3: R: Indústria Cultural é o termo criado para explicarcomo a indústria pode vender a cultura em forma de mercadoria (sendo vendida e produzida em escala industrial) sem se preocupar com a qualidade, mas sim com a quantidade. Buscando atingir asmassas para o consumo, a fim de que se esqueçam da exploração nas relações de produção, estimulando o imobilismo, ou seja, não é porque um operário saiba cantarolar uma ópera, que elecompreenda o seu significado. Acabando por tornar o homem menos crítico e mais passivo.

4ª Unidade 4 e 5 : R: Pode-se definir precarização do trabalho como aquele que tem pouca ou nenhumaestabilidade, não cumprindo a contento o propósito do trabalho, que é fornecer ao homem condições dignas de sustento próprio e de sua família garantindo sua cidadania.

A precarização do trabalhopode se apresentar sob várias formas, dentre elas o trabalho em condições análogas à escravidão, que se difere das demais formas de trabalho precário por possuir como uma de suascaracterísticas basilares a presença de cerceamento do direito de livre locomoção do trabalhador, seja através da violência física, seja por meio da coação econômica, como no caso da servidão por dívida.
tracking img