Sabedoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
05
Sustentabilidade

É preciso agir agora para garantir que o amanhã exista e que continue em pleno desenvolvimento. Em outras palavras, é necessário prover o melhor para as pessoas e para o meio ambiente hoje, amanhã e sempre, pois a cada dia, as pessoas querem consumir mais e melhor. Este é o princípio da sustentabilidade, uma palavra nova, mas com um conceito antigo e simples de entender.Uma sociedade sustentavel é aquela que nao coloca em risco os recursos naturais como agua, solo, vida vegetal e ar, do qual depende. A sustentabilidade pode ser definida como a caracteristica de um processo ou sistema que permite que ele exista por certo tempo ou por tempo indeterminado.

“Atingiu–se um ponto da História em que devemos moldar nossas ações no mundo inteiro com a maior prudência,em atenção às suas consequências ambientais. Pela ignorancia ou pela indiferença podemos causar danos maciços e irreversiveis ao ambiente terrestre de que dependem nossa vida e nosso bem estar. Com mais conhecimento e ponderação nas ações, poderemos conseguir para nós e para posteridade uma vida melhor em ambiente mais adequado às necessidades e esperanças do homem. São amplas as perspectivaspara a melhoria da qualidade ambiental e as condições de vida. O que precisamos é de entusiasmo, acompanhado de calma mental, e de trabalho intenso mas ordenado. Para chegar à liberdade no mundo da natureza, o homem deve usar seu conhecimento para, com ela colaborando, criar um mundo melhor. Tornou–se imperativo para a humanidade defender e melhorar o meio ambiente, tanto para as gerações atuais comopara as futuras, objetivo que se deve procurar atingir em harmonia com os fins estabelecidos e fundamentais da paz e do desenvolvimento econômico e social em todo o mundo.”
( Fonte: Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano ‘item 6’)

O meio ambiente pede socorro... isso é um recado claro da natureza. As pessoas
conscientes percebem, avaliam e tomam decisões mais acertadas para melhorara sua qualidade de vida e também a do mundo. Todas as nossas ações cotidianas e atos de consumo causam impactos positivos mas também negativos sobre a natureza, a sociedade e sobre nós mesmos. É importante ter consciência de que quanto mais consumimos, mais utilizamos os recursos naturais, que são fi nitos. A melhor maneira de ajudar a natureza é alterar alguns hábitos diários.

Atitudessimples são capazes de grandes transformações:
a)Água
b)Economizar Luz
c)Combustivel
d)Reduzir parte do material descartado
e)Consumir Conscientemente
f)Reciclar o Lixo






06
ÁGUA

[pic]

Quais os prejuizos causados pela falta da agua?

A falta de água deverá fazer com que muitos países tenha de importar alimentos (e ate mesmo água). As industrias cuja a produçãodepende fortemente da agua, exemplo a industria de papel e de eletronicos, correm o risco de deixar de funcionar, afetando assim a economia. Em 2007 a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou que dois milhões de crianças morrem todos os anos pela falta de agua potavel ou de saneamento básico. De acordo com  Roberto Haushahn,  “se hoje nós temos guerra por causa de petróleo, como será quando aágua se tornar escassa?...”, pois previsões afirmam que nos próximos anos a guerra não será mais pelo petróleo e sim devido à escassez da água.

O que pode ser feito para amenizar o problema?

Se forem feitas algumas economias como: utilizar a água da chuva para colocar em vasos e a da máquina de lavar roupa para limpar o quintal; evitar deixar a torneira aberta o tempo todo ao escovar osdentes ou lavar roupas; ao tomar banhos muito longos, fechar o chuveiro ao se ensaboar; limpar a calçada com a vassoura e não com mangueiras; lavar seus carros uma vez por mês utilizando um balde e um pano, pode minimizar o desperdício. São atitudes simples do dia-a-dia que ajudam a evitar a escassez da água. Se houver mudanças no comportamento e a sociedade priorizar e adotar tecnologias mais...
tracking img