Atividades de anatonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIOGO MATTAR SANTOS

ATIVIDADES DE ANATOMIA

Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Educação Física
Anatomia Humana Geral ministrada pela
Professora Renata Paula Fabri

CURITIBA-PR
2012
Questões:

1. Quais são os órgãos componentes do sistema respiratório e do sistema
cardiovascular e quais são suas respectivas funções?
Sistema Respiratório
Nariz – É a parte externainicial do sistema respiratório, por onde o ar entra; A cavidade nasal também umedece e aquece o ar antes da passagem para outras estruturas das vias respiratórias, além de possuir terminações nervosas responsáveis pela percepção de odores.
Faringe - A faringe é um ducto que participa do sistema digestivo e do sistema respiratório. Ao final da faringe, existe uma bifurcação que resultará noinício da laringe ou do esôfago. A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento ela é dividida em três regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
Laringe - A laringe tem três funções: Atua como passagem para o ar durante a respiração; produz som, ou seja, a voz (por esta razão é chamada de caixa de voz) e impede que os alimentos e objetos estranhos entrem nas estruturasrespiratórias (como a traqueia).  | | |
Traqueia – A traqueia é um tubo de 10 a 12,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro. Constitui um tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais. Ela se situa medianamente e anterior ao esôfago, e apenas na sua terminação, desvia-se ligeiramente para a direita. A Traqueia facilita a expulsão demucosidades e corpos estranhos. 
Brônquios - Os brônquios e os bronquíolos irão direcionar o ar para dentro dos pulmões, onde terminarão em milhares de sacos, denominados alvéolos pulmonares.
Pulmões - Os pulmões são órgãos essenciais na respiração. São duas vísceras situadas uma de cada lado, no interior do tórax e onde se dá o encontro do ar atmosférico com o sangue circulante, ocorrendo então, astrocas gasosas (Hematose). Eles estendem-se do diafragma até um pouco acima das clavículas e estão justapostos às costelas. O pulmão direito é o mais espesso e mais largo que o esquerdo. Ele também é um pouco mais curto, pois o diafragma é mais alto no lado direito para acomodar o fígado. O pulmão esquerdo tem uma concavidade que é a incisura cardíaca. 
Sistema Cardiovascular
Coração - O coraçãoé uma bomba em forma de cone e se localiza no mediastino, entre os pulmões. Está envolvido em uma dupla membrana chamada pericárdio. Esta membrana pode inflamar e causar pericardite. O coração é formado por músculos e necessita de gás oxigênio para seu funcionamento. Esse suprimento de gás através do sangue pelas artérias.
Vasos do coração - O sangue venoso entra no átrio direito pela veia cavainferior e veia cava superior. As quatro veias pulmonares trazem sangue da circulação pulmonar pelo átrio esquerdo. O sangue que sai do coração em direção ao corpo sai pela artéria aorta e o sangue que vai para os pulmões sai pelas artérias pulmonares.
Vasos Sanguíneos:

Artérias - As artérias são vasos de paredes relativamente espessa e muscular,
que transporta sangue do coração para osdiversos tecidos do corpo. A maioria das
artérias transporta sangue oxigenado (rico em gás oxigênio), mas as artérias
pulmonares transportam sangue não oxigenado (pobre em gás oxigênio) do coração até
os pulmões. A aorta é a artéria mais calibrosa (de maior diâmetro) do corpo humano.

Capilares sanguíneos - Os vasos capilares – muito finos (são microscópicos) e permeáveis – estãopresentes nos tecidos do corpo humano, cedendo nutrientes, gás oxigênio e hormônios às células. Além disso, recolhem gases carbônicos e resíduos do metabolismo celular. Há capilares arteriais e capilares venosos. As artérias se ramificam sucessivamente, formando vasos de calibres menores chamados arteríolas. Estas continuam se ramificando e formam os capilares arteriais.  Os capilares venosos,...
tracking img