Ciencia e conhecimento cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica 5º Edição. São Paulo: Atlas, 2003, cap-3, p. 75-82 .
O texto ciência e conhecimento científico,de Marconi e Lakatos relata de forma clara e objetiva o conceito de ciências, e explica, a diferença entre os quatro tipos de conhecimentos existentes.
Marconi e Lakatos primeiramentecitam um exemplo de conhecimento popular, relatando a história de um camponês leigo e desprovido de outros conhecimentos, dos quais ele tenha vivenciado ou adquirido através daprópria experiência de sua vida cotidiana, nos fazendo compreender melhor o conceito de conhecimento popular.
Logo depois elas nos presenteiam com outro exemplo no qual nos mostra, que com opassar dos anos o homem vai evoluindo mais e mais e com ele a sua capacidade de raciocínio, nos fazendo entender que conhecimento científico, é aquele que é conduzido por meio deprocedimentos científicos e que é comprovado através de fatos e evidencias.
Também caracterizam o conhecimento filosófico como aquele que usa-se a razão através de questionamentos,baseados em hipótese que não podem ser submetidos a observações.
Já o conhecimento religioso e aquele que tem origem nas proposições sagradas, é o conhecimento que tem origem, significado,finalidade e destino como obra de um criador.
Marconi e Lakatos nos propiciam também a conhecer o conceito de ciência, nos fazendo compreender que a ciência é o conjunto de atitudes eatividades racionais dirigida ao conhecimento como objeto limitado capaz de ser submetido a verificação . A ciência esta classificada como formais e factuais, onde se dividem emlógica e matemática e as factuais dividem-se em naturais (física, química,biologia e outras) e sócias (antropologia, cultural, direito, economia, política, psicologia social e sociologia).
tracking img