Rusumo do trabalho de psicologia. gestão de pessoas por competencia

288 palavras 2 páginas
Relações entre: Aprendizagem, Competência e Desempenho

Nos meados do séc. XXI as organizações tem procurado desenvolver, incorporar e inovar, seja em produtos e/ou processos de produção que proporcione um aumento continuo do seu desempenho e sua qualidade.

Aprendizagem

A aprendizagem representa o meio pelo qual se adquire a competência, enquanto o desempenho no trabalho apresenta uma manifestação do que o individuo aprendeu da competência por ele adquirida em processos de aprendizagem. Sob o aspecto prático é importante as relações existentes entre ações de aprendizagem, as competências desenvolvidas por seus empregados e o desempenho deles e de suas unidades produtivas. Aprender exige a mobilização do sistema cognitivo, mediante a utilização de múltiplos processos que vão além dos mecanismos de aquisição e mudança de conhecimentos.

Competência

Muitos autores consideram conhecimento, habilidades e atitudes com dimensões constitutivos da competência, isto é fatores que influenciam o comportamento no trabalho. Dentro das competências temos alguns tipos: Emergentes: competências que não eram relevantes até o momento; Declinantes: competências que constituíram parte importante da empresa num passado recente; Estáveis ou fundamentais: competências fundamentais para o funcionamento da organização; Transitórias: competências que, embora essenciais em situações críticas e de transição, não estão diretamente relacionadas ao negócio da organização.

Competência

• Conhecimento: informação/saber

• Habilidades: técnicas/destreza/saber como fazer

• Atitudes: determinação/querer fazer

Desempenho

O desempenho está associado à competência no trabalho, visto que compreende não apenas os resultados atingidos pelas pessoas em um contexto produtivo, mas também o comportamento utilizado por elas para alcançar tais resultados. Avaliar o desempenho das pessoas no trabalho, então implica observar o

Relacionados