Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A cola das ideias
Coesão e coerência são fundamentais para criar o encadeamento adequado a um texto claro e convincente
Josué Machado

|
Em simplificadora receita, o Rei do País das Maravilhasmostrou como escrever uma história - um texto ou uma boa exposição oral - ao responder ao Coelho Branco:

"Comece pelo começo e vá até o fim. Então, pare."

Verdade que a receita de Lewis Carroll(1832-1898), em As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, é redutora, mas no fundo criar um bom texto se limita a começar, desenvolver e terminar. Está implícito na receita o fato de que oescriba seja ávido leitor, domine a estrutura da frase e as formas de expressão, goste de escrever e não raro sofra procurando as melhores palavras na ordem certa para transmitir o que quer. Tudo em buscada clareza que pressupõe duas qualidades: a coesão e a coerência.

Coesão é a conexão, a interligação, a concatenação entre as partes de um texto. Texto coeso é aquele em que os segmentos estãoarticulados uns com os outros. Num parágrafo marcado pela coesão, as frases se interligam em progressão harmoniosa, de forma que a primeira se encadeia com a segunda e assim por diante, como queanunciando a ideia seguinte. É a coesão de parágrafos integrados por períodos compostos ou não.

Compreensão
O fundamental é que o resultado seja um texto compreensível e sem vácuos, que fazem o leitor sesentir desamparado, como se deslizasse numa montanha-russa. É preciso que o texto flua tanto possível em harmonia para que o leitor (ou ouvinte) não precise se esforçar para imaginar o que o autorgostaria de ter dito. O texto obscuro, por falta de coesão e unidade, não parecerá inteligente por ser difícil, mas por indicar deficiência de raciocínio do autor.

Para facilitar a coesão, podem-seusar elementos de transição entre os segmentos do texto: advérbios, conjunções, locuções adverbiais, palavras denotativas e pronomes [quadro "Os conectivos"], embora o ideal seja o encadeamento...
tracking img