Ruido - monitoramento e controle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ana Carolina Palitot
Elioenai Fontes
Flávia Cristina de Menezes Silva
Geisiane Justino de Azevedo
Josialberth Gomes de Lemos
Katiucia Elpidio

Ruído: Monitoramento e Controle

João Pessoa
2012
Ana Carolina Palitot
Elioenai Fontes
Flávia Cristina de Menezes Silva
Geisiane Justino de Azevedo
Josialberth Gomes de Lemos
Katiucia Elpidio

Ruído: Monitoramento e Controle

Trabalhoapresentado à UNPB com
requisito parcial para obtenção de nota na
disciplina Recuperação e Conservação Ambiental.

Professor: Roberta Lacerda

João Pessoa
2012
Introdução

O som é propagação de ondas de pressão radiando de um corpo vibratório de um meio elástico. As ondas de pressão são compostas por áreas com pressão ligeiramente maior do que a pressão de ar ambiente (compressão) e compressão ligeiramente menor do que a pressão de ar ambiente (rarefação). Essas ondas de compressão e rarefação se propagam no ar (velocidade do som) a uma velocidade aproximada de 331 m/s, §C. Essas ondas de pressão fazem com que o tímpano tenha um movimento para fora e para dentro, conforme as variações de pressão. A taxa de ocorrência da flutuação completa de pressão é conhecida como frequência,dada em ciclos por segundo ou Hertz (Hz). A faixa de frequência audível para o ouvido humano é de 20 a 20.000 Hz, observando-se que o ouvido humano não apresenta a mesma sensibilidade ao longo dessa frequência. Os ossos da cabeça, então, também transmitem o som, mas normalmente o ouvido é muito mais sensível aos sons transmitidos via aérea do que via óssea. Comprimento de onda: dois picosconsecutivos de pressão acústica l = c/f, onde l: comprimento da onda (m) c: velocidade de transmissão (m/s) f: frequência (s/1)

Os sons se propagam em linha reta. Se uma onda sonora encontra um obstáculo, como uma parede, o som pode contornar esse obstáculo. Sons de baixa frequência (com elevado comprimento de onda) tendem a contornar (difração) mais facilmente os obstáculos do que aqueles de altafrequência (sons com frequências de 2.000 Hz tem baixa difração). Assim, de modo geral, para impedir a passagem de som, barreiras podem ser utilizadas perto da fonte ou do receptor, e suas dimensões devem ser três a cinco vezes o comprimento da onda sonora. Esse fato explica porque se ouve mais facilmente os sons graves em salas distantes da fonte sonora (um rádio, por exemplo). A fala, a música, eos ruídos em geral são sons complexos, e não sons puros. A maior parte dos sons são muitos complexos, com diferentes ondas sonoras superpostas. No caso do ruído de rua, por exemplo, não há um padrão definido de periodicidade. Não há diferença, em termos físicos, entre som e ruído. De modo geral, considera-se como ruído todo som indesejável. Os principais componentes mensuráveis do som são afrequência e a intensidade. A frequência é familiar porque é baseada na escala musical, ou oitava, que é uma escala logarítmica de base 2. Isso significa que a cada aumento de oitava corresponde uma dobra da frequência. Para medir o som utilizamos o decibel que é simplesmente uma razão de comparação entre duas pressões sonoras.
Conceito de Poluição Sonora

Em termos gerais, a poluição sonora pode serentendida como sendo a emissão de ruídos, que por sua vez, ultrapassam os níveis legalmente estabelecidos, de modo continuado, ao longo do tempo, causando, com isso, prejuízos à saúde do homem e ao bem estar social.

Classificação dos ruídos

Os ruídos podem ser classificados levando em conta determinados aspectos:

· Contínuo: Conhecido como ruído ambiental de fundo, é caracterizado pelapouca oscilação da frequência e da acústica.

· Flutuantes: A pressão acústica e a frequência variam de acordo com o tempo, aleatoriamente ou periodicamente. Ex: trânsito em uma via pública.

· Transitórios: O ruído tem início e término pré-determinados.

· De impacto: Elevação da pressão acústica. Também são transitórios. Ex: Avião ultrapassando a barreira do som.

. Meio ambiente...
tracking img