Rtqwetqwttttew

481 palavras 2 páginas
Colégio Sistema
Data: 05/03/2013
Aluno: Paulo Rodolfo M. Pinillos Júnior
Turma: 1ª A
Prof: Célia

Atividade Livro Página 36

1 - Percepção da oposição entre indivíduo e sociedade, entre liberdade e controle social.

Sociedade Contratual: representada por sistemas legais, políticos e administrativos convenientes.

Poder: construção lógica e jurídica independente de quem ocupa, de forma temporária e representativa.

República: forma de governo baseada na legitimidade popular, à defesa da igualdade jurídica, da democracia e da liberdade de manifestação pública.

2 - Adam Smith focou o trabalho, ou seja, a produtividade como grande fonte de produção e valor, desvendando assim a origem da riqueza. Continuou seus estudos no livro “Teoria dos Sentimentos Morais”, afirmando que a vida social humana está fundada em sentimentos de benevolência e simpatia tornando público e notório que o homem depende da sociedade para tudo, despertando assim, o estudo da sociologia como ciência. 3 - Os primeiros desafios dos cientistas sociais da época foi entender as profundas e intensas transformações sociais que aconteciam principalmente na Europa, em decorrência das Revoluções Francesa e Industrial.Foi justamente a busca das respostas para as perguntas que surgiam frente a essas transformações que fizeram surgir a Sociologia enquanto ciência.

4 - Suas idéias e teorias apoiavam-se na sua hipótese de seleção natural, que diz que as espécies que existem hoje, são aquelas que melhor se adaptam ao meio ambiente em que vivem, e foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos. O pensamento positivista tem como idéia a de que o homem é produto do seu meio social.

5 - Pensavam que existiam sociedades mais evoluídas que outras, que eles eram raças superiores, em razão disso escravizavam os outros especialmente os negros, e isso era a superioridade européia.

6 - Auguste Comte estabelecia distinção entre os fenômenos naturais e os fenômenos sociais.

Relacionados