Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
anejamEscola Natasha

Técnico em Edificações

Trabalho de Conclusão de Módulo

Planejamento de Obras – I

Gustavo Vieira

Isabel Andrade Martins

Joice Teixeira da Silva

Larissa Freitas B. Lima

Luana Caroline S. Nascimento

Natasha de Monaco

Otávio Felipe dos Santos Lins

Trabalho de conclusão de módulo apresentado como parte das atividades para obtenção do título detécnico do curso de edificações da escola Natasha Franco Vieira, sob orientação do prof.

Guarulhos
2012

Agradecimentos

Agradecemos aos Professores
e à todos que de alguma forma nos ajudou.

Dedicatória

Dedicamos este Trabalho à Deus
e aos nossos Familiares que sempre nos apoiaram.

Sumário
Introdução 1
Fundamentação Teórica 2
Desenvolvimento 3
Conclusão 4
Bibliografia 51.Introdução

Este projeto serve como manual para o desenvolvimento das atividades principais de uma obra, no entanto, o mesmo pode variar de acordo com as necessidades da obra, na qual está em constante mudança e adaptação de acordo com as exigências estabelecidas.

O Projeto apresenta o Planejamento de Obras, que é complexo e composto de atividades que dependem uma da outra para arealização de uma obra bem sucedida , e que é composta e executada com os principais recursos: Mão de obra, Materiais e Equipamentos.

O Planejamento de Obras é essencial para a definição de atividades e prazos de uma construção durante seu período de realização ,fornecendo assim ao meio um melhor aproveitamento e desenvolvimento do projeto a ser executado.

O Objetivo a ser alcançado com oPlanejamento de Obras, é a execução de uma obra bem feita ,onde há o menor custo possível ,dentro do prazo estabelecido e com a qualidade garantida.

2. Fundamentação Teórica

2.2Definições do planejamento de obra

O planejamento é uma função de apoio à coordenação das várias atividades de acordo com os planos de execuções, de modo que os programas preestabelecidos possam ser atendidos comeconomia e eficiência. É a definição do momento em que cada atividade deve
ser concluída e o desenvolvimento de um plano de produção que mostre as entregas das atividades conforme necessidade e ordem de execução.

Conforme Cimino (1987), o planejamento tem por critério agrupar todos os recursos, objetivando concretizar o tratamento de um determinado empreendimento, evitando dispersão prejudicial epreparando as soluções dos problemas construtivos. O isolamento de qualquer
uma das atividades pode dificultar a execução da obra. O planejamento deve ser ajustado da melhor maneira possível às diversas funções; é necessário que o coordenador tenha capacidade de definir as etapas fundamentais do planejamento.

Um dos principais métodos para que a obra seja concluída com grande agilidade, semdúvida nenhuma é a programação do planejamento. Depois do projeto já pronto (inclusive na reforma), pode-se ter uma lista completa de materiais que serão utilizados. Os materiais de valor maior (tábua corrida, cerâmica, tijolos, telhas, portas, janelas, madeiras para telhado, portais, rodapés, etc.) devem ser comprados antecipadamente, para que no decorrer da obra, o gasto seja quase que exclusivocom cimento, areia, brita e mão-de-obra. Quando um pedreiro tem todos os materiais em mão ele não perde tempo esperando a chegada dos mesmos e também não terá desculpa nenhuma para ficar parado no horário de serviço (CURITIBA CASA, 2003).

3.Desenvolvimento

3.1.Técnicas de planejamento

Existem várias técnicas de programação do planejamento para a execução das atividades de um projeto, entreas quais podemos citar os diagramas de barras, métodos de simulação e a linha de balanço. As técnicas de planejamento são baseadas em previsões ou metas em que são lançados índices estimados, distribuídas datas prováveis e recursos mais coerentes.

3.1.1 Cronogramas de barras

O cronograma de barras é uma das ferramentas de planejamento mais utilizadas em projetos, principalmente pela...
tracking img