Rsma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 APRESENTAÇÃO

Este trabalho refere-se a uma proposta para o uso de solo cimento, Levando em conta todas as vantagens que esse produto oferece: tanto a natureza, quanto a agilidade e redução do custo final da obra, “lembrando que para cada 1000 tijolos convencionais fabricados são usadas 5 árvores” (Fonte-Cidades e Produções-Globo News). Expomos todas as vantagens do uso deste produto,comparações com os tijolos convencionais e porque é chamado de ecológico. Estudamos as aplicações para este produto. E como para famílias de baixa renda este método pode ser a solução para a casa própria. Complementaremos nossa pesquisa com fotos e algumas tabelas comparativas, para com isso comprovar a grande vantagem do uso deste material, e a necessidade de investimento no setor.
Preocupados com asquestões ambientais e sócio-econômicas, todos buscaram a maneira mais sustentável e de menor custo para aplicar na construção civil.
É indiscutível a necessidade de se encontrar esta solução o quanto antes, pois os recursos naturais são finitos, e o crescimento populacional vem gerando problemas habitacionais e grandes danos ao meio ambiente.
Não existe construção que não gere impacto, a buscaé por intervenções que os ocasionem em menor escala, (Profª. Drª Maria Augusta Justi Pisano, A&E ensaios).
A utilização da terra como componente principal na técnica de construção com tijolos ecológicos é uma tentativa que diminuir os impactos causados ao meio ambiente, pois são achados em abundância em qualquer lugar e não gastam energias para serem queimados. Possui grande capacidade deisolamento térmico e acústico, proporcionando conforto a construção. Podem ser comprados ou fabricados com a própria terra do terreno da obra, desde que essa não seja orgânica.
Não se podem desconsiderar os impactos na utilização do cimento neste método de construção, porém é muito menor que no uso do tijolo convencional, pois entra em proporção muito menor na mistura necessária para afabricação do mesmo.
Ressalta-se que existem várias arquiteturas feitas em terra crua na história, e suas pesquisas são realizadas destes 1935, junto a PCA- Portland Cement Association.
A partir de 1960 o solo cimento começa a ser pesquisado principalmente por duas instituições no Brasil: IPT – Instituto de pesquisas tecnológicas do estado de São Paulo e ABCP – Associação Brasileira de CimentoPortland.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral:

* Demonstrar as contribuições que este produto traz ao meio ambiente em relação ao tijolo convencional e analisar como o SOLO CIMENTO empregado corretamente nas construções de casas pode contribuir para o acesso das famílias mais carentes a moradia própria.

2.2 Objetivos Específicos:

* Utilizar o solo cimento como percussor sustentável naconstrução civil.

2.3 Objetivo Publico Alvo:

* Comunidades carentes e empresas interessadas em divulgar seu investimento em sustentabilidade.

3 METAS

Kasai (1998) estima que a construção consome cerca de 50% do total dos materiais consumidos no Japão. Matos & Wagner (1999) estimam que nos EUA a construção seja responsável por cerca de 75% do consumo total de materiais.Baseados no texto acima temos como metas principais:

* Diminuir a emissão de poluentes no planeta.
* Economia de até 50 % na construção da obra.
* Diminuir consideravelmente o gasto de energia para fabricação das moradias.
* Diminuir drasticamente o lixo da construção civil.
* Tentar proporcionar ao Maximo moradia a famílias carentes no pais.

4 INDICADORES DE AVALIAÇÃO

Oprojeto será avaliado e controlado por órgãos governamentais e empresas privadas para que em um futuro próximo empresas e governo possam subsidiar todos os recursos para verdadeira inserção deste projeto na sociedade carente.

5 RECURSOS NECESSÁRIOS

O solo-cimento é uma evolução de técnicas de construção do passado, como o adobe e a taipa. A vantagem é que os aglomerantes naturais, de...
tracking img