Routemasters

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Routemasters
Os ônibus são um símbolo das ruas de Londres. A frota vermelha, de dois andares, é facilmente reconhecida. Mas o que se vê hoje em Londres não são os Double deckers (Routemasters)originais.

O Routemaster original possuía um design diferente, embora as versões mais recentes imitem o estilo charmoso do anterior. O tradicional tinha uma entrada completamente aberta, o quepossibilitava que se pulasse para dentro e para fora do ônibus – e possivelmente acarretava alguns acidentes de percurso. O Double Decker original não foi completamente aposentado, no entanto. É possível vê-locirculando nas rotas 9 e 15.

O mais marcante modelo de ônibus projetado especialmente para Londres foi o Routmaster, fabricado de 1956 a 1968. Trata-se daquele ônibus de dois andares que se tornouum dos símbolos das ruas londrinas. Desde a construção deste modelo, todos os posteriores foram aperfeiçoamentos baseados nele.
Como esses ônibus se tornaram um verdadeiro patrimônio de Londres etêm forte apelo turístico, a prefeitura resolveu manter alguns Routemasters em trechos de duas rotas centrais: a 9 e a 15. Essas rotas servidas pelos charmosos ônibus vermelhos tradicionais são chamadasHeritage Routes e passam por trechos belíssimos ao cortar a cidade no sentido leste-oeste.
O primeiro ônibus de Londres

Os primeiros ônibus de Londres – 1829 
A criação do primeiro serviço detransporte coletivo em Londres é tradicionalmente atribuída a Georges Shillibeer. Ele iniciou os serviços de sua companhia em 4 de julho de 1829, com um ônibus puxado por três cavalos. As tentativasanteriores de estabelecimento de um sistema de transporte coletivo na cidade de Londres foram impedidas pelo monopólio dos hackney-coaches, os táxis da época, no centro da cidade. Os veículos que levavampassageiros para a periferia não podiam embarcar ou desembarcar passageiros na área central de Londres, somente no ponto final. Shillibeer conheceu a experiência dos ônibus em Paris, onde morava e...
tracking img