Rotinas trabalhistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ALEXANDRA SCHULTZ DA SILVA FREITAS









ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS


























Canguçu/RS
2012

[pic]





SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ALEXANDRA SCHULTZ DA SILVA FREITASASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS









Trabalho apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, disciplinas de Contabilidade Básica, Fundamentos da Administração, Introdução ao direito público e privado e Matemática.


Professores: José Manoel costa, Mônica Maria Silva, Rita de CássiaResquetti Tarifa Espolador e Eliane Maria Araman e Helenara Regina Sampaio.








Canguçu/RS

2012


Sumário
















1 INTRODUÇÃO




Neste trabalho pretende-se apresentar os conceitos sobre contabilidade, seu objeto, objetivo, as principais demonstrações contábeis obrigatórias, sua importância, seus objetivos.

Também serãoapresentados os conceitos básicos sobre administração, a importância da contabilidade para as empresas e para o gestor, utilizando a contabilidade como ferramenta da gestão empresarial.

Os aspectos jurídicos, relevantes para o profissional da contabilidade, terão seu espaço demonstrado neste trabalho, porque o direito caminha junto com a contabilidade, pois os contadores precisam estarpor dentro das normas jurídicas, bem como as principais operações matemáticas nos cálculos contábeis.

Todos estes aspectos que serão apresentados contribuem de forma significativa na contabilidade, demonstrando no dia-a-dia a eficácia de uma boa gestão empresarial e contábil.







1 Conceito, objeto e objetivo da contabilidade




Segundo Marion(p.28, 2009) “A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa”.

A contabilidade ela consegue interpretar os fatos que ocorrem no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o propósito de oferecer informações sobre este patrimônio, sua composição,variações e o resultado decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

Sabemos que o objeto da contabilidade é o PATRIMÔNIO e que o objetivo é analisar, mensurar, registrar e controlar, ou seja, fazer o controle deste patrimônio, dando informações precisas aos seus usuários.

O campo de aplicação da contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas, atémesmo as pessoas de direito público, como a União, Os Estados, os Municípios, as Autarquias, etc.

Ressalta-se que o campo de atuação da contabilidade não se restringe aos grandes empreendimentos, aplica-se o conhecimento contábil aos micros e pequeno negócios e também no controle do patrimônio das pessoas físicas (ou pessoa natural).






2. Escrituração ContábilA escrituração contábil representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa, de acordo com o método das partidas dobradas, plano de contas e demais normas envolvidas.

A escrituração é realizada no Livro Diário e no Livro Razão.

O Livro Diário é obrigatório, todas as empresas devem fazer os lançamentos, encadernar e registrar em órgãoscompetentes. Os registros no livro diário devem ser feitos em ordem cronológica, observando sempre o dia, mês e ano.

O Livro Razão nos dias de hoje não deixa de ser obrigatório, o registro neste livro é realizado em contas individualizadas, ou seja, é controlado conta por conta.






3. A contabilidade na Gestão Empresarial – A importância para as empresas e para o...
tracking img