Rotinas trabalhistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 ROTINAS TRABALHISTAS 4
2.1 CONTRIBUIÇÃO SINDICAL 4
2.2 DESCONTO DE INSS E IRRF DOS EMPREGADOS 4
2.2.1 DESCONTO DE INSS 4
2.2.2 Desconto de IRRF 5
2.2.3 Faltas 6
2.2.3.1 Faltasjustificadas 7
2.2.3.2 Faltas Admissíveis 7
2.2.3.3 Faltas não Justificadas – Reflexos na Remuneração 9
2.2.3.4 Desconto do dia de Trabalho 9
2.2.3.5 Descanso Semanal Remunerado 9
2.2.3.6 Feriado 9
2.2.4 Horas Extras 10
2.2.4.1 Remuneração do Serviço Extraordinário 10
2.2.5 Trabalho de Menor 10
2.2.5.1 Necessidade Imperiosa 11
2.2.5.2 Serviço Externo 11
2.2.5.3 Cargo de Confiança – Gerente 112.2.5.4 Fórmula de Cálculo das Horas Extras 12
2.2.5.5 Pagamento e desconto de DSR 12
2.2.5.6 Como calcular o DSR sobre as horas extras 13
2.2.6 Vale Transporte 14
2.2.6.1 Requisitos para o exercício do direito de receber 14
4-PROCESSO CONTÁBIL 22
3 CONCLUSÃO 31
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 33
INTRODUÇÃO



Neste trabalho vou tratar sobre diversos assuntos relacionados àcontabilidade.
Começo falando sobre rotinas trabalhistas, abordando alguns itens muito importantes para a elaboração de uma folha de pagamento como, por exemplo, a base para descontos de INSS e IRRF na folha dos empregados de uma empresa.
Na sequência farei um relato sobre como as diferenças individuais influenciam no desempenho dos funcionários de uma empresa, a formaçãode grupos e equipes bem como, os diferentes tipos de líderes existentes no mercado de trabalho.
Em seguida falarei sobre alguns itens que fazem parte do processo contábil de uma empresa como o Livro Razão, Livro Diário e o Balancete de Verificação.
Outro tema de fundamental importância que vou apresentar, são os juros compostos, para que se possa analisar as diferençasentre os diversos tipos de taxas existentes no mercado e onde devemos aplicar cada uma delas no nosso dia-a-dia.
Termino o trabalho falando sobre a análise mercadológica regional. Este tema é de suma importância , pois, fazer a análise do mercado é a primeira coisa que devemos fazer antes de abrir uma empresa e esta análise deve ser constante para continuar atuando dentro de umdeterminado ramo do mercado atual.



ROTINAS TRABALHISTAS


Para a elaboração da folha de pagamento de uma empresa precisamos conhecer diversos temas. Falaremos agora sobre alguns tópicos que geram bastante dúvidas nas rotinas trabalhistas.



1 CONTRIBUIÇÃO SINDICAL


Os artigos 578 e 579 da CLT prevêem que as contribuições devidas aos sindicatos, pelosque participem das categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais representadas pelas referidas entidades, têm a denominação de "Contribuição Sindical". 
Ninguém é obrigado a filiar-se a sindicato, mas todas pertencem a uma categoria, tanto que são obrigadas a contribuir anualmente, em virtude disso fazem jus a todos os direitos dispostos na convenção coletiva,inclusive o dissídio. .
A Contribuição Sindical dos empregados será recolhida de uma só vez e corresponderá à remuneração de um dia de trabalho, qualquer que seja a forma de pagamento. 
O desconto da contribuição sindical corresponde a um dia normal de trabalho, ou seja, vai ser composta da remuneração que corresponda à jornada diária normal do empregado.Os empregadores são obrigados a descontar da folha de pagamento de seus empregados, relativa ao mês de março de cada ano, a Contribuição Sindical por estes devida aos respectivos sindicatos.


2 DESCONTO DE INSS E IRRF DOS EMPREGADOS



1 DESCONTO DE INSS


Quem trabalha com carteira assinada sabe que precisa contribuir com o INSS mensalmente. O desconto da previdência...
tracking img