Rotinas trabalhistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

















































































SUMÁRIO

SUMÁRIO 2
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A matemática a serviço das empresas 5
2.2 Fatores ambientais das organizações 7
2.3 Aspectos júridicos do empresário.......................................................................11
2.4 Pessoa jurídica ....................................................................................................12

2.5 A participação da contabilidade nas empresas....................................................14

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................19
REFERENCIAS .........................................................................................................20
INTRODUÇÃO

A contabilidade vem sendo usada como importante ferramenta para gerar informações que auxiliam na tomada de decisão dentro e fora das organizações. Muitas decisões administrativas são tomadas com base em soluções contidasem equações matemáticas que simulam situações reais que obedecem a certas leis ou regularidade. De uma forma mais prática podemos dizer que a contabilidade é um sistema de informações em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial.
Desta forma, pretende-se buscar informações relevantes para que os gestores tenham total ciência detodas as etapas da contabilidade, servindo como suporte importante para tomada de decisões.

DESENVOLVIMENTO

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL


Uma organização pode ser entendida como um conjunto de recursos integrados em um sistema para atingir determinado conjunto de objetivos e estão inseridas dentro de vários ambientes que irão influenciá-las e serão por elasinfluenciadas. O Ambiente é tudo que envolve a empresa e é tudo o que está além das fronteiras ou limites da organização. O ambiente é caracterizado por intensa competição, dificuldades econômicas, mudanças tecnológicas, incertezas sobre políticas governamentais e outros fatores que ameaçam o seu futuro. Entre uma decisão e uma ação deve haver sempre um planejamento
Considera-seempresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, alvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
Para constituição de uma pessoajurídica exigem-se três requisitos básicos: vontade humana criadora, observância das condições legais para sua formação e finalidade lícita. Vontade humana: É o animus de constituir um corpo social, duas ou mais pessoas ligadas por uma intenção comum. Observância das condições legais: É a observância aos pré-requisitos legais de forma a materialização à vontade no corpo coletivo podendo gozar desuas pré-rogativas na vida civil. Finalidade lícita: Objetivos ilícitos ou nocivos constituem causa da extinção da pessoa jurídica.
Ativos são prováveis benefícios econômicos futuros obtidos ou controlado por uma entidade em particular como um resultado de transações ou eventos passados. Passivos uma característica essencial para existência de um passivo é que a entidade tenha umaobrigação presente. Uma obrigação é um dever ou responsabilidade de agir ou fazer de certa maneira. As obrigações podem ser legalmente exigíveis em conseqüência de um contrato ou de requisitos estatutários. Patrimônio Líquido é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas.



2.1 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

Há muito tempo à...
tracking img