As eras da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
□ Primeira Era: Inspeção

No final do século XVIII e principio do século XIX, a Qualidade era alcançada de uma forma muito diferente que hoje em dia. A atividade produtiva era basicamente artesanal e em pequena escala. Os artesãos eram os responsáveis pelo produto e pela qualidade final.
O objetivo nesta fase era obter qualidade igual e uniforme em todos os produtos e a ênfase centrou naconformidade. Esta fase prevaleceu por muitos anos, não havia uma análise critica das causas do problema ou dos defeitos.

Era da Inspeção
- Os produtos são verificados um a um. - O cliente participa da inspeção - A inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade.
São Atributos do produto examinados, medidos e testados, a fim de assegurar a sua conformidade Existem duas opções cabíveis (açãocorretiva) quando se encontra algum defeito durante a inspeção: -Retrabalho -Sucateamento
Meio de reaproveitar para não perder o investimento.



■ ERA DA INSPEÇÃO

■ QUALIDADE COM FOCO NO PRODUTO

■ ATIVIDADE PRODUTIVA ARTESANAL

■ ADVENTO DA PRODUÇÃO EM MASSA

■ FUNÇÃO INSPETOR (Ele compara se o produto, ou serviço final está feito deacordo com o que foi planejado, estabelecido pelo projeto, em conformidade com normas, tabelas ou pedido.
Avaliação das caracteristicas físicas: visuais, dimensionais, de resistência e funcionais atraves de ensaios ou testes que podem ser destrutivos ou não, dependendo do tipo de produto pode ser avaliado 100% ou seja um por um, ou estatisticamente, ou seja por amostragem que pode serperiódica ou aleatória para o caso de produto.)

■ SÉCULO DA PRODUTIVIDADE

■ ATRIBUIÇÃO DE RESPONSABILIDADES DE PLANEJAMENTO A GERENTES

■ FUNÇÃO CONTROLE DA QUALIDADE LIMITADA À INSPEÇÃO

■ QUALIDADE É RESPONSABILIDADE DO DEPARTAMENTO DE QUALIDADE

■ NÃO ESTUDAVAM AS CAUSAS DOS PROBLEMAS

■ APAGADORES DE INCÊNDIO (acabar com o problemana hora ao invés de se previnir para não acontecer)

■ PRIORIZAÇÃO DA PRODUTIVIDADE

■ FALTA DE INFORMAÇÕES

■ ÊNFASE À CONFORMIDADE (O objetivo nesta fase era obter qualidade igual e uniforme em todos os produtos)

■ SEPARAÇÃO ENTRE OS PRODUTOS BONS E RUINS




Segunda Era: Controle

Controle Estatístico da Qualidade
Na década de 1930,já saindo da Administração cientifica de Taylor e Fayol e entrando na Escola das Relações Humanas de Elton Mayo, alguns desenvolvimentos significativos começaram a acontecer, entre eles o trabalho pioneiro de pesquisadores para resolver problemas referentes a qualidade dos produtos da Bell Telephone, nos Estados Unidos. Este grupo pioneiro da qualidade era composto por: Walter A.Shewhart criador daCarta de Controle que foi aluno do professor Clarence Irwin Lews com sua Teoria Pragmática do Conhecimento, Harold Dodge, Harry Romig, G.D. Edwards e, posteriormente, Joseph Juran que dedicou esforços consideráveis em pesquisas que levaram ao surgimento do Controle Estatístico de Processos.


Era do controle estatístico

- Devido à produção massificada, tornou-se impraticável inspecionar atotalidade dos produtos. - Surge um novo conceito que se baseia na amostragem. (Ex: O departamento pega um produto de uma caixa ou determinada série e analisa, encontrando problemas ele vai a caixa e localiza o problema se é somente da amostra ou de toda a série fabricada) - Departamento especializado faz controle da qualidade - Ênfase da localização de defeitos




■ ERA COM FOCO NOPROCESSO

■ CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE

■ O CONTROLE DA QUALIDADE DÁ-SE NA INSPEÇÃO DE UMA AMOSTRAGEM REPRESENTATIVA DE TODO O LOTE

■ PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO

■ PRINCÍPIOS PARA MONITORAR E AVALIAR A PRODUÇÃO

■ INSPEÇÃO 100% CARA E INEFICAZ ( o q é inspeção: (“exercitar o dever de verificar de perto e criticamente o trabalho de...
tracking img