Roteiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC – ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA: GEOLOGIA – DOCENTE: GRACE MASCARENHAS
DICENTE: DIEGO GABRIEL ANTAR SANTOS

ROTEIRO TECTÔNICA


1.a) Divergente, Convergente e Transformantes.


b) Geográfica – Linhas dos mapas Sul Americanas e Africanas.
Geológica – Rocas, presentes nos dois continentes.
Paleontológica –fosseis que não poderiam atravessar barreiras geográficas existentes.
Climatológica – Presença de Glaciações.
Erro: Não conseguiu explicar a separação (movimento) dos continentes.

2.a) Criação de uma nova litosfera oceânica na dorsal, mergulho da litosfera para crosta e espaçamentos de placas.
b) Formação de cordilheiras e montanhas.

3.Que as estruturas do fundo oceânico estariam relacionadas ao processo de convecção que ao atingir a superfície se movimentariam lateralmente eo fundo oceânico se afastaria da dorsal.

4. Locais onde a crosta oceânica mais densa, mergulharia para o interior da terra ate sofrer fusão sendo incorporada novamente para o manto.

5. Divergente – afasta se uma da outra, com a formação deuma nova crosta oceânica.
Convergente – As placas tectônicas colidem, com a mais densa mergulhando sobre a outra.
Transformante ou conservativas – as placas deslizam lateralmente em relação à outra, sem distribuição ou geração de crosta formando falhas.

6. A partir dos vulcões que surgem no interior das placas, serão criados por pontos de erupção, fontes fixas dematerial vulcânico (magma) que se erguem das profundezas do manto.

ROTEIRO ROCHAS

1. Rochas Ígneas - formam pela consolidação do magma, tanto em subsuperfície, quanto na superfície.
Rochas Metamórficas - que foram alteradas por ação da temperatura, pressão e química de poros fluidos.
Rochas Sedimentares - rochas pré-existentes, são erodidas e transportadas por agentesgeológicos (água dos rios, correntes oceânicas, ventos) – deposição – compactação e/ou cimentação formar corpos de rochas sólidas.

2. Os continentes se originaram ao longo do tempo geológico pela transferência de materiais menos densos do manto para a superfície terrestre.
As rochas, uma vez expostas à atmosfera e à biosfera passam a sofrer a ação do intemperismo, através de reações de oxidação,hidratação, solubilização, ataques por substâncias orgânicas, variações diárias e sazonais de temperatura, entre outras. O intemperismo faz com que as rochas percam sua coesão, sendo erodidas, transportadas e depositadas em depressões onde, após a diagênese, passam a constituir as rochas sedimentares.


3. Que foram alteradas por ação da temperatura, pressão e química de poros fluidos. Assimas feições diagnósticas de rochas originalmente ígneas ou sedimentares são modificadas ou obliteradas.


4. Rochas ígneas formam-se pela cristalização do magma, uma massa de rocha fundida que se origina - em profundidade na crosta e no manto superior. Dando origem as rocas metamórficas originadas do processo de temperatura e pressão, dando origem as rochas sedimentares.


5. Pratica emsala de aula.

Ígneas:
2.a) textura vítrea: É produzida por resfriamento muito rápido, onde os íons não têm tempo de migrar e organizar-se em uma estrutura cristalina ordenada.
textura afanítica: Indica resfriamento relativamente rápido do magma. É uma textura cristalina, com grãos pequenos que, em sua maioria, não podem ser observados a olho nu. São típicas do interior do fluxo de lavas.textura fanerítica: Os grãos são visíveis a olho nu e possuem tamanhos aproximadamente iguais, formando um mosaico intergranular. O magma é resfriado lentamente bem abaixo da superfície.
textura porfirítica: Indica dois estágios de resfriamento: lento, onde os cristais maiores se desenvolvem e rápido, onde se desenvolvem os cristais menores. Pode ser, porfirítica-fanerítica ou...
tracking img