Roteiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteiros Técnicos: Primeiros Passos

1)- Introdução: A produção de uma obra audiovisual é um trabalho em grupo, envolvendo uma enorme quantidade de profissionais, serviços e equipamentos. Este guia básico, pretende traçar o caminho para que seu trabalho ocorra de forma mais organizada e rápida no que se refere a pensar uma obra audiovisual imageticamente. O diretor de fotografia, a pedido dodiretor de cena, deverá fazer a decupagem técnica pensando imageticamente o roteiro literário. Esse tipo de trabalho envolve experiência, conhecimento e um senso estético aguçado. É muito interessante desenvolver concomitantemente à decupagem técnica o ponto de vista do diretor, ou seja, um lay-out da locação que se refere ao posicionamento da câmera na cena plano a plano. Com esse documento, odiretor de fotografia pode, se quiser (ele pode delegar para um de seus assistentes), fazer o diagrama de luz (lighting diagram) e a partir dele o gaffer e seus assistentes são capazes de montar o set para gravação ou filmagem. Evidentemente, em trabalhos como esse é necessário exercitar essas fases da pré-produção audiovisual de forma que o profissional se sinta à vontade quando estiver à frente deuma tarefa como essa. 2)- Conceitos importantes:

a)- Roteiro literário ou artístico: é aquele onde não existe menção a parte técnica do trabalho. Nele o escritor/autor coloca todos os detalhes necessários à descrição da cena: sua atmosfera e densidade, a intensidade e a força de seu diálogo.

Externa – restaurante “O Fino da Alcatra” - dia Rua comercial movimentada. O carro de Bartolomeu Gusmão seaproxima e para em frente ao restaurante. O manobrista abre a porta (o manobrista tem uma tatuagem tribal no peito da mão direita), Bartolomeu desce, olha no relógio (são 11 horas) e entra no restaurante.
b)- Roteiro técnico: com o roteiro literário em mãos, os realizadores (diretor, diretor de fotografia) transformam esse texto em um documento que envolve todas as traquitanas técnicasnecessárias para uma boa captação/filmagem como planos, movimentos de câmera , iluminação, detalhes de som etc. ... Nada mais é do que um detalhamento técnico de forma a fazer todos os envolvidos no set entenderem o roteiro do ponto de vista de execução. Dicas importantes: - A cena só muda quando muda o ambiente, ou seja, se um filme for feito todo dentro de uma sala de aula, ele terá uma cena com muitosplanos. - Pensar imageticamente uma cena pressupõe-se: - em caráter obrigatório a existência de um plano. - em caráter facultativo a existência de um ângulo e/ou movimento de câmera.

c)- Storyboard: história contada em quadrinhos que descreve com desenhos cada um dos planos de um filme segundo o roteiro literário. Em geral é bastante utilizado pelo pessoal da publicidade. É importante que abaixo decada quadro tenha a s seguintes informações: Ação, Plano, Áudio e GC Quando utiliza-se fotos no lugar de desenhos recebe o nome de Foto-board que possui a mesma função do story-board.

Exemplo de desenho e resultado.

- A utilização de story- board ou roteiro técnico é uma mera questão de observação estética da obra audiovisual. Tem obras que naturalmente percebe-se a necessidade de story-board eoutras a necessidade de um roteiro técnico. Tanto um quanto outro são documentos que possibilitam a gravação ou filmagem da obra audiovisual.

3)-Exercitando: A partir de um roteiro literário criar um roteiro técnico
Externa – restaurante “O Fino da Alcatra” - dia Rua comercial movimentada. O carro de Bartolomeu Gusmão se aproxima e para em frente ao restaurante/. O manobrista abre a porta/(omanobrista tem um tatuagem tribal no peito da mão esquerda)/,Bartolomeu desce, olha no relógio/ (são 11 horas)/ e entra no restaurante/. Ao final entra cartela com logo do restaurante e voz do locutor: Restaurante o Fina da alcatra, aqui você vai comer bem. CENA PLANO/ DURAÇÃO ÂNGULO/ MOVIMENTO 1PLANO GERAL DA RUA/ CÂMERA 7 SEG. ALTA/ TRAVELLING DE CIMA PARA BAIXO 2- PLANO AMERICANO 4 SEG. DE...
tracking img