RoteiroPlanejamentodeCampanhaPublicitaria

1636 palavras 7 páginas
Planejamento de
Campanha Publicitária
Prof. André Wander
UCAM

O briefing chegou. E agora?
O profissional responsável pelo planejamento de campanha em uma agência de propaganda recebe o briefing, analisa e começa o “aquecimento dos motores da agência”.
Uma das primeiras funções é convocar uma reunião com os setores envolvidos para discutir o conteúdo do briefing.
O segundo passo é coordenar um esforço de pesquisa que será fundamental para desenvolver o planejamento. Sem informação torna-se impossível sugerir ações de comunicação eficazes.
A informação (do briefing, de pesquisas formais, informais, de internet, publicações, etc.) é a matéria-prima do planejamento. Coordenando os trabalhos da agência:
Agrupando e sintetizando as informações levantadas, o planejador dá início à redação do plano de campanha.
Simultaneamente, as principais idéias a respeito da campanha vão sendo discutidas com a criação, mídia, produção e atendimento.
Cada departamento se encarrega de desenvolver seus trabalhos, fazer orçamentos de criação, produção, mídia e demais serviços terceirizados.

Definindo o Posicionamento:
Após discussões com a agência, o planejador direciona o conteúdo da mensagem definindo o posicionamento de campanha. Posicionamento é o espaço que marcas, produtos e serviços ocupam na mente do consumidor.
Posicionar a comunicação é dizer como queremos que o consumidor “enxergue” nossa empresa e nossos produtos.
Esta etapa é fundamental para que a campanha realmente comunique uma mensagem que cative os consumidores.

Definindo o Posicionamento:
Proposição básica: é o principal argumento de vendas. O mais forte. O que realmente impulsionará as vendas. Entre todos os atributos da empresa que podem ser considerados “pontos fortes”, qual deve ser evidenciado?
Justificativa:
a justificativa deve provar para as pessoas o motivo pelo qual a proposição básica é verdadeira e merece credibilidade. Imagem desejada: é a imagem que

Relacionados