O NOME DA ROSA

O filme retrata o período da Idade Média, assim sendo, focaliza o advento da ascensão do Cristianismo, mais precisamente o ano de 1327. Sendo baseado no romance do escritor italiano Umberto Eco. Em o Nome da Rosa encontramos o protagonismo da história de vida pertencente a um monge chamado, William de Baskerville (Sean Connery) e a um noviço Adosn de Melk (Christian Slater); que são enviados a um mosteiro na Itália para investigar uma série de mortes misteriosas queaparentemente tinha um aspecto sobrenatural, mas que no fim acabou por ter uma explicação humana. Neste sentido, os monges lutavam contra o paganismo, as heresias, as bruxarias, as descrenças dos infiéis e defendia os dogmas cristãos; atitudes típicas do período Teocêntrico, onde Deus ocupa o centro do Universo. O mosteiro retratado em o Nome da Rosa era mantido com doações dos fieis. Lá eles pregavam a ideologia de que quem doa em terra, recebe cem vezes mais no céu. Buscava conciliar o saber e a razãocom a fé cristã, baseados nos ensinamentos da escritura sagrada (a Bíblia).
Assim, segue expondo os escândalos que a igreja católica cometia, tais como: os assassinatos no processo de inquisição, a falsa moral, a manipulação da população pobre e analfabeta e a tentativa de privar o conhecimento, com a prática de ocultar livros considerados contraindicados, pois os monges acreditam na possível persuasão de comportamentos inadequados aos padrões sociais, comportamentais e religiosos daquelaépoca histórica. Neste contexto, todos os conflitos europeus do período vêm à tona, mostrando homens dedicados à igreja, a luta contra os infiéis, a hegemonia da Igreja Católica e, sobretudo, a massificação da luta contra o pecado e o sentimento de culpa, em função dos representantes do clero dar vazão às libidos carnais, os quis eram punidos com sacrifícios e castigos físicos para purificar o corpo e supervalorizar o espírito.
Em virtude dos acentuados casos de mortes acontecidas naquela [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). Roteiro o nome da rosa. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Roteiro-o-Nome-Da-Rosa/266909.html

MLA

"Roteiro o nome da rosa" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Roteiro-o-Nome-Da-Rosa/266909.html>.

MLA 7

"Roteiro o nome da rosa." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Roteiro-o-Nome-Da-Rosa/266909.html>.

CHICAGO

"Roteiro o nome da rosa." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Roteiro-o-Nome-Da-Rosa/266909.html.