Roteiro de leitura – dom casmurro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteiro de Leitura – Dom Casmurro


1- R: O narrador é personagem, pois narra em 1ª pessoa à história da qual participa também como personagem. Ele tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. Essa proximidade com o mundo narrado revela fatos e situações que um narrador de fora não poderia conhecer. Ao mesmo tempo, essa mesma proximidade faz com que a narrativa seja parcial,impregnada pelo ponto de vista do narrador.
A narração não é linear, pois o enredo segue a seqüência da história, e não equivale à seqüência da narração. Conforme citado pelo narrador no seguinte trecho do capitulo do capitulo XCVII “Agora não há mais que levá-la a grandes pernadas, capitulo sobre capitulo, pouca emenda, pouca reflexão, tudo em resumo. Já esta página vale por meses,outras valerão por anos, e assim chegaremos ao fim.”


2- R: Bentinho é o narrador e personagem, pois expressa uma relação íntima com os outros elementos da narrativa onde um narrador de fora não poderia conhecer. O narrador afirma que vai dar saltos no tempo conforme o seguinte trecho do capitulo XCVII “Agora não há mais que levá-la a grandes pernadas, capitulo sobre capitulo, pouca emenda,pouca reflexão, tudo em resumo. Já esta página vale por meses, outras valerão por anos, e assim chegaremos ao fim. Um dos sacrifícios que faço a esta dura necessidade é a analise das minhas emoções dos dezessete anos. Não sei se alguma vez tiveste dezessete anos. Se, sim, deves saber que é a idade em que metade do homem e a metade do menino formam um só curioso. Eu era um curiosíssimo diria o meuagregado José Dias, e não diria mal”. Esse procedimento indica que ele reflete sobre o ato de narrar quando, ele interrompe a narrativa e relembra as sensações que sentiu quando tinha dezessete anos e o que o agregado José Dias pensaria sobre ele.


3- A) R: Conforme o trecho do capitulo IV o autor descreve os traços peculiares personagem José Dias quando se refere a ele nas frases seguintes“vi-o passar com as suas calças brancas engomadas, presilhas, rodaque e gravata de mola.” “Trazia as calças curtas para que lhe ficassem bem esticadas. A gravata de cetim preto, com um arco de aço por dentro, imobilizava-lhe o pescoço; era então moda. O rodaque de chita veste caseira e leve, parecia nele uma casaca de cerimônia. Era magro chupado, com um principio de calva”.

B) R: José Diascaracteriza Capitu no capitulo XXV quando se refere a ela na seguinte frase “Capitu, apesar daqueles olhos que o diabo lhe deu... Você já reparou nos olhos dela? São assim de cigana oblíqua e dissimulada.”


C) R: Sem dúvida Capitu é o personagem mais dominador. Conforme as seguintes frases do capitulo XXXI ela replica o desejo de Bentinho falar com o imperador“Não, Bentinho, deixemos o imperador sossegado, replicou; fiquemos por ora com a promessa de José Dias” e na frase seguinte quando o narrador (Bentinho) enfim revela sua benevolência a personagem Capitu “Capitu era Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem.” O fato de Bentinho definir os olhos de Capitu como” olhos de ressaca” confirma sim a minha resposta. Quandoele caracteriza esse traço da personagem dar a entender que ela é um personagem manipulador e dissimulado com isso também consegue dominar outros personagens ou situações.

4- Seguindo minhas considerações, o ciúmes do personagem Bentinho era natural para o nível de paixão que ele sentia por Capitu, não era um nível de ciúmes doentio ele não queria Capitu para ele o tempo todo vigiando ela emtodos os momentos, apenas queria o melhor para ela, a maior duvida dele é se Capitu realmente gostava dele como ele gostava dela.


5- As características psicológicas de Bentinho se resumem a uma personalidade fraca, um sonhador de fácil influencia, ou seja, de fácil manipulação. Personalidade que foi influenciada por sua mãe D. Glória que desde a infância de Bentinho impôs o que ele...
tracking img