Roteiro de analise institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Os apelos a “ética” crescem na medida em que se aprofunda a miséria e a corrupção na sociedade brasileira.
Pode se afirmar que o conhecimento critico ou a falta dele e o comprometimento político ou a sua ausência podem ampliar ou limitar a materialização da ética profissional, no âmbito de suas possibilidades históricas.
Nos últimos anos, os debates sobre o exercício profissionaltem revelado o rebatimento moral da barbárie social nas instituições: diversas formas de desumanização reiteram o autoritarismo, as discriminações , a coisificação das relações humanas no enfretamento da questão social a partir da lógica neoliberal.
Diante de situações- limite e das demandas institucionais que exigem respostas profissionais imediatas e fragmentadas, desvelam – se diferentesfragilidades que contribuem para limitar a viabilização de estratégias coletivas de enfrentamento ético- político,entre elas, a frágil capacidade teórica de apreensão critica da realidade social, aprofundada nas ultimas décadas pela proliferação aleatória de cursos de Serviço Social.
Assistentes sociais entrevistados em estudos e pesquisas revelam dados significativos a cerca do CE. A pesquisarealizada por Vasconcelos (2002) com profissionais da área da saúde mostrou que muitos assistentes sociais não conhecem o atual CE, em vigor há quase duas décadas. Em sua pratica se orientam por diversos referenciais, buscados em sua visão de mundo, em valores pessoais ou pressupostos dos códigos anteriores de 1986: códigos que já foram superados exatamente por não atenderem as exigências históricas dopresente. De forma variadas e por varias razões o CE não e materializado.
O CE e um instrumento educativo e orientador do comportamento ético profissional do assistente social: representa a autoconsciência ética – política categoria profissional em dado momento histórico. Assim, e mais do que um conjunto de normas, deveres e proibições: e parte da ética profissional: ação prática mediada porvalores que visa interferir na realidade, na direção de sua realização objetiva, produzindo um resultado concreto.
A compreensão dos limites e das possibilidades da ética profissional demanda uma reflexão fundamentada e politicamente engajada o conhecimento e a aceitação do CE não garantem por si só a objetivação da ética profissional, pois ela decorre de uma serie de condicionantes profissionais econjunturas que extrapolem o código e a intenção dos agentes, tomados individualmente. O CE e um elemento importante, um dos suportes teóricos práticos que alicerçam a ética profissional, que propiciam a materialização dos direitos da classe trabalhadora, dos grupos e sujeitos socialmente subalternizados na direção ético –político das conquistas do projeto ético político.
Ética, história eprojetos profissionais
1.1 Gênese de uma nova ética profissional
a compreensão do significado histórico do CE de 1993 implica o resgate do processo que permitiu sua afirmação, isto é, das possibilidades históricas de ruptura com o conservadorismo ético - político do serviço social.
A erosão do Serviço Social tradicional na America Latina se desenvolveu no contexto de crise do padrão dedesenvolvimento capitalista do pós – guerra, de agravamento das desigualdades, de acirramento das lutas sociais e de mobilização das classes subalternas.
Segundo Hobsbawm, a inserção das mulheres na educação superior e das mulheres casadas no mercado de trabalho, articuladas ao reflorescimento dos movimentos feministas dos anos de 1960, significou um fenômeno revolucionário com inúmeros desdobramentoséticos, políticos e culturais.
Segundo Netto (1991, p.135-136), a renovação do Serviço Social brasileiro demandou a laicização da profissão; instaurou um pluralismo teórico metodológico, rompendo com a visão monolítica vigente ate os anos de 1960; permitiu a interlocução da profissão com o debate e a produção das ciências sociais, inserindo a profissão como protagonista no âmbito da cultura...
tracking img